O apoio das arquibancadas era do tamanho da responsabilidade e o Fluminense não decepcionou. Diante do lanterna do Brasileirão e com um Maracanã lotado, o Tricolor fez o dever de casa e venceu a Chapecoense por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (9). Só não assegurou vaga na fase de grupos da Libertadores de 2022 porque um gol do Red Bull Bragantino nos acréscimos diante do Internacional manteve os paulistas à frente dos cariocas na pontuação: 56 a 54. David Braz, Luiz Henrique e Abel Fernández anotaram os gols na etapa final. Com o triunfo, os comandados de Marcão encerram sua participação no Brasileiro em sétimo lugar. A Chape, por sua vez, foi a lanterna, com apenas 15 pontos.

Como já era esperado, o primeiro tempo foi um verdadeiro ataque contra defesa. O Fluminense se impõs, avançou as linhas, mas esbarrou em um meio de campo pouco criativo, muito por conta do nervosismo que levou a equipe a se precipitar na tomada de decisões. Com isso, exagerou nos cruzamentos. A Chape, formada por garotos, se fechou bem com uma eficiente marcação, mas não deu trabalho ao goleiro Marcos Felipe.

O panorama não mudou. O Fluminense manteve a pressão e foi premiado logo aos três minutos. Em escanteio cobrado por Marlon, David Braz completou de coxa para abrir o placar. Sem oferecer riscos, a Chape continuou sendo pressionada pelos donos da casa. Luiz Henrique, em chute improvável, ampliou a vantagem, e Abel Fernández, que entrou na etapa final deu números já nos acréscimos.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 3 x 0 CHAPECOENSE
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada

Data : 9/12/2021
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 48.198
Renda: –
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, David Braz, Luccas Claro e Marlon (Danilo Barcelos, aos 39′ do 2ºT); André, Martinelli (Nonato, aos 31′ do 2ºT) e Cazares (Wallace, aos 45′ do 2ºT); Luiz Henrique (Matheus Martins, aos 39′ do 2ºT), Arias e Bobadilla, (Abel Hernández, aos 32′ do 2ºT). Técnico: Marcão.
CHAPECOENSE: João Paulo; Ryan, Jordan, Laércio, Ignácio e Busanello; Ronei, Mancha e Marquinho; Rodrigo Silva e Perotti. Técnico: Felipe Endres.
Gols: David Braz, aos 3′ do 2ºT (1-0); Luiz Henrique, aos 13′ do 2ºT (2-0); Abel Fernández, aos 45′ do 2ºT (3-0).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: David Braz Matheus Martins (no banco) e Abel Hernández (FLU); Ignácio, Ronei (CHA) (Jogada 10)