As florestas plantadas estão se tornando uma atividade crescente no norte do estado. As finalidades disso são sentidas na produção de madeira para mourões e construções de móveis, além da produção de biomassa.

É isso que o casal no município de Vera, a 486 quilômetros de Cuiabá, está investindo. O produtor Rogério Francisco Friedrich explicou que o eucalipto clonado tem dado saldo positivo. “Em 2000, eu resolvi investir no eucalipto. Plantei uma parte semente e uma outra de eucalipto clonado, mas só esse último deu um resultado bom”, disse.

 

A esposa dele, Iglesia Frey Friedrich, além de trabalhar como professora, ela também ajuda o esposo no campo. “A madeira começou a ficar cada vez mais escassa na região e o primeiro foco foi realmente em termos uma atividade na indústria madeireira de modo sustentável, onde a gente estaria produzindo para o mercado”, contou.

Especialista no segmento, o pesquisador Maurel Behling, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurel Behling, explicou que  o eucalipto é o melhor cultivo para produzir biomassa. “Então, você consegue produzir uma biomassa com um custo atrativo e com um apelo ambiental, de ser uma biomassa renovável”, explicou.

Ele ainda reforçou que o setor de florestas plantadas não veio para competir com as áreas de produção de grãos.

“Mas para complementar as áreas mais marginais da produção de grãos. Geralmente, aquele talhão onde o produtor tem dificuldade de conseguir manter a sua média de produção, áreas mais arenosas ou de pastagem degradas podem ser usadas para as florestas plantadas”, disse.

Eucalipto é o melhor cultivo para produzir biomassa, segundo pesquisador — Foto: TV Centro América

Eucalipto é o melhor cultivo para produzir biomassa, segundo pesquisador — Foto: TV Centro América