Não se pode ficar somente louvando o passado, porque este é imutável. Ninguém quer saber se no seu tempo foi ou não melhor. Portanto, não é aconselhável ficar cultuado o passado e o confrontando com o presente.

 

Roberto Campos disse que a velhice é uma lanterna de popa que somente ilumina para trás.

 

É por estes e outros motivos que temos a obrigação de pensar e jogar todas as fixas no futuro. Os tempos são difíceis, mas é preciso superá-los de alguma forma, pois o mundo não vai acabar e todos nós temos compromissos com as gerações futuras, como os nossos antepassados tiveram conosco.

Leia Também:

– A intolerância!

– Profissão: esperar

– O adverso 

– A liberdade de expressão

– O planeta azul

– As armadilhas do mundo digital

– Invasão de privacidade

– Cambalacho!

– Mulher fantasia…

– Sob o signo da opressão

– A lei é uma prostituta!

– Um país impunemente desigual

– Não se pode ser bom em tudo

– Só a dor é positiva

– O boneco de cordas

– O ano que não terminou

– As novas custas judiciais

– Opção pelo mau gosto

– A sensibilidade feminina

– O falso positivo

-O professor Marcondes

–O encantador de serpentes
-Os caudilhos-Idiossincrasias

-O martelo e o alicate

-A professora Nilda Bezerra

-As vagas de desembargadores

-O gigantismo

-Pétala do mar

-Sem apelo

-Humilhação

-O encontro

-Extorsão!

-O círculo vicioso

-Os filhos da puta

-Nada de novo no front

-Avental sem rosto

-A lusitana roda

-Vale de lágrimas
-O lado mais fraco

-Os ofícios

-A casa dos meus pais

-Os frutos da Árvore Envenenada

 

Não é a primeira vez que o mundo atravessa um período difícil. Não é a primeira vez que temos eleições gerais de renovação dos representantes do povo. As opções são difíceis sem dúvida, mas nada é fácil abaixo da Linha do Equador, pois mourejamos, sem um rumo, desde sempre.

O nosso esporte predileto é correr atrás do rabo. Procuramos, nos mesmos de sempre, os caminhos e as soluções que eles não são capazes de nos contemplar.

 

Apesar sermos parte do Novo Mundo, mas esse sempre esteve voltado para o chamado Velho Mundo que dita a direção de tudo o que acontece por aqui.

 

Será que temos algum apreço pelo novo e pela renovação? É difícil de acreditar, pois fomos enganados pelos falsos deuses que por aqui aportaram e a nossa real redenção nunca apareceu. Ficamos à mercê de soluções caseiras e alienígenas que até agora não nos deram uma direção segura. Portanto, continuamos a remar contra a maré de um mar revolto.

 

As eleições de outubro/22 é mais uma tentativa de testar o velho de sempre, pois não somos capazes de sair do círculo vicioso e encontrar gente e soluções novas que nos faça vislumbrar um futuro melhor e mais próspero. Enfim, mais uma oportunidade perdida! Enterramos cara num buraco e recusamos a enxergar o mundo em nossa volta. Até quando vamos chafurdar na lama para descobrir que existe vida além do chiqueiro!

É melhor sambar. Temos a competência de sofrer e fazer samba com o sofrimento. Por enquanto, só resta jogar flores no mar, como afirma a canção Mel na Boca de Almir Guineto.

*RENATO GOMES NERY   é advogado em Cuiabá. Foi presidente da Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e membro do Conselho Federal da OAB.

E-MAIL:               rgnery@terra.com.br

CONATO:            www.facebook.com/renato.g.nery

 

Ex-senador, ex-ministro e ex-embaixador Roberto Campos disse que a velhice é uma lanterna de popa que somente ilumina para trás.