O empresário da mineração Filadelfo Reis Dias é o principal interessado em adquirir a privatização da água no município de Várzea Grande, de acordo com informações exclusivas obtidas pela reportagem do nesta quarta-feira (09.10). A reportagem procurou Filadelfo, que confirmou o interesse em participar do processo.
Segundo o empresário, a situação da água em Várzea Grande precisa ser revertida e o melhor caminho seria a privatização da área de saneamento básico.
Além de negócios no setor da mineração, Filadelfo é dono de diversas empresas na área de saneamento básico, como a Águas de Itaúba, Águas de Jangada e Águas de Colíder, todas aglutinadas no Grupo Dias, uma das maiores empresas de mineração de Mato Grosso.
Com a mudança na gestão da Prefeitura de Várzea Grande, o negócio pode ser fechado logo no primeiro ano de mandato da prefeita eleita Flávia Moretti (PL) e de seu vice, Tião da Zaeli (PL), que defenderam a privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) ainda durante a campanha.
Flávia e Tião classificam o negócio como “concessão” e afirmam que essa seria a melhor opção para o DAE. Os dois abriram conversas com o setor empresarial, mesmo sem assumir o comando da Prefeitura, pensando em facilitar o processo em 2025.
Nestas conversas, Filadelfo surge como o favorito para adquirir o DAE, em razão de já possuir empresas em Mato Grosso e da robustez do seu grupo empresarial, capaz de contrair empréstimos em bancos públicos e garantir investimentos.
(HNT)