O Flamengo segue com 100% de aproveitamento sob comando de Filipe Luís. E o melhor: com mais uma boa atuação, assim como foi diante do Corinthians, no meio de semana. O Rubro-Negro viajou até Salvador e fez bonito para vencer o Bahia por 2 a 0, neste sábado, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, com gols de Ayrton Lucas e Alcaraz. Do outro lado, problemas para os baianos. O técnico Rogério Ceni foi chamado de “burro” e os jogadores foram vaiados na Arena Fonte Nova. A atuação foi muito ruim.

Só vale gol de lateral-esquerdo?

Desde que Filipe Luis assumiu o Flamengo, os laterais-esquerdos estão em alta. Diante do Corinthians, pela Copa do Brasil, foi Alex Sandro que balançou as redes. Na Arena Fonte Nova, contra o Bahia, foi a vez de Ayrton Lucas marcar o seu gol. Os dois merecem palmas do treinador, que foi referência na posição.

Vaias e gritos de “burro”

A atuação do Bahia na Arena Fonte Nova foi muito ruim. Por isso, o técnico Rogério Ceni foi chamado de “burro” e os jogadores foram vaiados durante e depois da partida contra o Flamengo. Um dos motivos das reclamações foi a demora da entrada do atacante Ademir, que só foi a campo na metade do segundo tempo.

Freguesia mantida

O resultado conquistado pelo Flamengo manteve a freguesia contra o técnico Rogério Ceni desde que ele deixou o clube. Agora são 15 jogos e 15 vitórias diante do ex-treinador.

Como foi o primeiro tempo?

As escolhas de Filipe Luís deram muito mais certo do que as de Rogério Ceni. Com um time muito mais intenso e veloz, o Flamengo chegava rápido ao ataque e conseguia criar mais chances. Ayrton Lucas abriu o placar, mas Gabigol (duas vezes) também teve oportunidades para deixar a sua marca. Defensivamente, o rubro-negro também pouco sofreu.

Já o Bahia aposta no seu estilo de toque de bola Mais cadenciado. Mas a lentidão ajudava o Flamengo a se recompor com facilidade e encaixar a marcação pressão, que funcionou. Thaciano perdeu a melhor chance dos baianos na partida, mas originado de uma cobrança de escanteio. De bola rolando, Rossi pouco foi exigido.

Como foi o segundo tempo?

O Flamengo seguiu melhor e o Bahia teve uma atuação ainda pior. A ponto de os torcedores do Bahia chamarem o técnico Rogério Ceni de “burro” e os jogadores serem vaiados. Apenas Luciano Juba escapa, já que foi o responsável pelas duas únicas chances de perigo dos baianos nesses 45 minutos.

O Flamengo, por outro lado, poderia ter ampliado com Arrascaeta, Gerson, Bruno Henrique… Mas foi com um pênalti, no último lance da partida, que conseguiu. Michael foi agredido por Santiago Arias dentro da grande área e Alcaraz converteu. No lance, vale destacar o bonito gesto de Gerson, deixando o argentino cobrar a penalidade.

Tabela e agenda

Com a vitória, o Flamengo vai para a Data-Fifa na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 51 pontos. O Rubro-negro volta a campo no próximo dia 17, para enfrentar o Fluminense, às 20h (de Brasília), no Maracanã. Já o Bahia fica na sétima colocação, com 45 pontos. Os baianos voltam a atuar no dia 18, diante do Cruzeiro, às 21h30, no Mineirão. (GE)