O Flamengo deu um grande passo rumo à decisão da Copa do Brasil. Afinal, derrotou por 2 a 0 o Grêmio em plena Arena nesta quarta-feira (5). Diante de quase 53 mil mil torcedores, o Rubro-Negro passou pelos anfitriões com gols de Gabi e Thiago Maia, um em cada tempo.  O camisa 10 ainda desperdiçou pênalti na etapa final.

Com o resultado, o time comandado por Jorge Sampaoli poderá até perder por um gol de diferença no jogo de volta das semifinais, que ocorrerá no dia 16 de agosto, no Maracanã.

Primeiro tempo

Sobrou intensidade nos primeiros 45 minutos na Arena. Suárez e Bruno Henrique logo mostraram suas credenciais. Villasanti e Suárez, mais uma vez, fizeram tentativas para o Tricolor, mas foi o Rubro-Negro que balançou a rede. Aos 33, em jogada de Wesley, Bruno Henrique serviu Gabigol na pequena área para abrir o placar – o arremate passou entre as pernas de Grando. Pouco depois, Bruno Alves interceptou com o braço um passe de Everton Ribeiro que ia para Arrascaeta. Gabigol teve a oportunidade de ampliar na cobrança de pênalti, mas Grando defendeu.

As jogadas que deram origem ao gol e ao pênalti desperdiçado por Gabi começaram em trocas de passes pela direita, enquanto o Grêmio buscou investir pelo lado esquerdo com a trinca formada por Reinaldo, Cristaldo e Suárez.

O clima que envolveu a etapa final foi diferente do começo do jogo. Cada jogada, independentemente do lado de ataque, resultava em reclamação dos jogadores com a arbitragem, que soube se portar com rigidez. Em busca da reação, o Grêmio se lançou à frente, mas errou muitos passes na armação das jogadas. Além disso, viu Kannemaan ser expulso logo aos seis minutos. O Flamengo, por outro lado, teve maior posse de bola e seguiu no campo de ataque, embora claramente buscasse não correr riscos em contragolpes.

GRÊMIO 0×2 FLAMENGO

Jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil-2023
Data e horário: 26/7/2023 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Renda: –
Público: 52.932
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini (Ferreira, 44’/1ºT), Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo, Bitello, Cristaldo (Gustavo Martins, 15’/2ºT) e Reinaldo; Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
FLAMENGO: Matheus Cunha; Wesley (Varela, 18’/2ºT), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Victor Hugo, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabi (Pedro, intervalo). Técnico: Jorge Sampaoli.
Gols: Gabi, 32’/1ºT (0-1); Thiago Maia, 23’/2ºT (0-2).
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Ferreira, Bruno Uvini, Reinaldo (GRE); Wesley, Léo Pereira, Allan (FLA)
Cartão vermelho: Kannemann 6’/2ºT (GRE) (Jogada 10)