Enfim, o Flamengo conseguiu sua vingança diante do Fluminense em 2023. Nesta quinta-feira (1), o Rubro-Negro despachou o Tricolor por 2 a 0, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado classificou o Mais Querido às quartas de final e, de quebra, eliminou o Flu da competição. O aniversariante De Arrascaeta e Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcaram os gols da vitória e da classificação.
Primeiro tempo
A partida foi equilibrada desde o começo, como se esperava. Após o empate sem gols na ida, era natural que a partida também fosse nervosa e tensa. As primeiras chances foram do Flamengo, sobretudo nas jogadas aéreas. A resposta do Fluminense veio com Cano, que bateu de longe e Matheus Cunha espalmou; o camisa 14 ainda perderia outra chance, mais de perto, logo em seguida. Aos 33 minutos, veio o gol: Gerson lançou bola na área, Fabrício Bruno cabeceou para o meia e Arrascaeta chegou concluindo. Uma consagração importante no aniversário de 29 anos do uruguaio: 1 a 0 Flamengo.
Segundo tempo
A partida se manteve tensa após o intervalo e o Fluminense passou a pressionar o Flamengo. Nino bateu após cabeçada de Manoel, mas Matheus Cunha segurou bem. Em seguida, Manoel e Gabigol se estranharam e os tricolores pediram a expulsão do camisa 10 rubro-negro, que já tinha amarelo, mas sem sucesso. O Tricolor seguiu tomando a iniciativa do ataque, mas a defesa do Fla estava bem postada. Por outro lado, os rubro-negros também chegaram bem no ataque, quando Gerson bateu para defesa de Fábio; na sequência, Éverton chutou na trave e Gabigol pegou a sobra: novamente, Fábio pegou. Após mais chances perdidas de parte a parte, com Éverton e Cano, saiu o gol definitivo. Num contragolpe, Wesley cruzou, Éverton bateu mal e Gabigol mandou para a rede, definindo a classificação.
FLAMENGO 2×0 FLUMINENSE – Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 01/06/2023, às 20h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 69.978 presentes
Renda: R$ 4.103.330,00
FLAMENGO: Matheus Cunha, David Luiz, Fabrício Bruno e Léo Pereira (Éverton Ribeiro, 13’/2ºT); Wesley, Pulgar, Thiago Maia, Gerson (Victor Hugo, 40’/2ºT) e Ayrton Lucas; De Arrascaeta (Éverton, 25’/2ºT) e Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Sampaoli.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Alan, 42’/2ºT), Nino, Manoel (Arthur, 25’/2ºT) e Guga (Pirani, intervalo); André, Martinelli, Lima (John Kennedy, 33’/2ºT) e Paulo Henrique Ganso (Isaac, 42’/2ºT); Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: David Luiz, Gabriel Barbosa (FLA); Guga, Manoel, Lima (FLU)
Gols: De Arrascaeta, 33’/1ºT (1-0); Gabriel Barbosa, 46’/2ºT (2-0) (Jogada 10)