Na fria manhã deste domingo (4/9) no Rio, no Maracanã, o Flamengo decepcionou seus torcedores que compareceram em peso (64.384 presentes) e ficou no 1 a 1 com o Ceará. O tropeço fez o time não se aproximar do líder Palmeiras. O Mengo, com um mistão, fez péssimo primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0, gol de Jô. Na etapa final, com 4 mudanças no intervalo, o time melhorou, empatou com Gabi, mas ficou nisso. Mesmo enfrentando um rival com dez nos últimos 30 minutos (Jô expulso). Mas, no fim, Gabigol também foi expulso.
Com o gol que marcou, Gabi chegou aos 128 pelo Fla (13º maior artilheiro da história do clube). Também chegou aos 100 gols em Brasileirões (somando gols pelo Santos e Fla). Assim, quebrou recorde de Roberto Dinamite. O ídolo vascaíno fez o centésimo gol com 26 anos e 24 dias. Gabi, com 26 anos e 4 dias. E com o público presente ao Maraca, o Flamengo ultrapassa os 2 milhões de torcedores em seus jogos em 2022.
O Flamengo foi aos 44 pontos, sete atrás do líder Palmeiras. Assim pode perder o segundo lugar para Internacional ou Corinthians (quem vencer assume a posição). O Ceará foi aos 28 pontos. Assim, se mantém fora do Z4, mas ainda a perigo.
Primeiro tempo
Um terror para o Flamengo. Dorival não escalou os titulares. Nem os reservas, mas um misto, com Santos, Leo Pereira, David Luiz e Gabi, com os recém-chegados Pulgar e Varela e alguns do time B. Mas não houve entrosamento. Afinal, Pulgar não se achou, quase um terceiro zagueiro num jogo em que o Ceará estava fechado. Gabi saiu muito da área e Cebolinha, bem marcado, pouco fazia. No meio, com Diego mais adiantado e Victor Hugo mal, houve pouca criação. Assim, o Fla teve uma única chance, um cruzamento de Gabi para Diego mandar na trave.
Já o Ceará, comandado pelo novo treinador Lucho González, estava bem marcado e criou bem pelos flancos. Num contra-ataque aos 44, Mendoza se criou em cima de Pulgar e tocou para Jô. Com Léo Pereira voltando do ataque, ele ficou livre para fazer Ceará 1 a 0. A galera estava tão fria quanto o tempo. Calada. Nem parecia a Nação.
Segundo tempo
A péssima etapa inicial fez Dorival mudar quatro no intervalo. As entradas de Matheuzinho, Éverton Ribeiro, Vidal e Pedro arrumaram a casa. O time foi mais objetivo e empatou aos cinco minutos, quando Gabi escorou escanteio cobrado por Cebolinha. Aos 16, com o time pressionado, Jô reclamou de um toque de mão na bola de Vidal não marcado. Tinha razão, mas foi de forma acintosa no árbitro e levou o vermelho.
O Fla seguiu em cima. Vidal chutou para grande defesa de João Ricardo. E Cebolinha mandou uma na trave. Mas Gabi, sempre pilhado, se descontrolou no fim e foi expulso. David Luiz e Vidal ainda tiveram chances. Mas perderam. Assim, o Fla perdeu uma chance de ouro para encostar no Verdão.
FLAMENGO 1×1 CEARÁ
25ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 4/9/2022
Local: Maracanã, Rio (RJ)
Público presente: 64.384
Público pagante: 59.612
Renda: R$ 3.442.960,25
FLAMENGO: Santos; Varela (Matheuzinho, no Intervalo), Léo Pereira, David Luiz e Ayrton Lucas; Pulgar (Matheus França, aos 33′ do 2ºT), Diego (Everton Ribeiro, no Intervalo) e Victor Hugo (Vidal, no Intervalo); Marinho (Pedro, no Intervalo), Gabriel Barbosa e Éverton Cebolinha . Técnico: Dorival Júnior.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias (Lucas Ribeiro, aos 5′ do 2ºT), Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Richard Coelho, Richardson (Fernando Sobral, aos 33′ do 2ºT), Vina (Zé Roberto, aos 43′ do 2ºT) e Lima (Jhon Vásquez, aos 43′ do 2ºT); Mendoza e Jô. Técnico: Lucho González.
Gols: Jô, aos 44′ do 1ºT (1-0); Gabigol, aos 5′ do 2ºT (1-1)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Cartões amarelos: Gabi, Ayrton Lucas, Pedro (FLA), Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Vina, João Ricardo, Richard Coelho, Jhon Vásquez (CEA)
Cartões Vermelhos: Jô (CEA, aos 16′ do 2ºT); Gabigol, (FLA, aos 48′ do 2ºT) (Jogada 10)