O Flamengo, muito desfalcado, se complicou no duelo desta segunda-feira, contra a lanterna Chapecoense, na Arena Condá. Em jogo pela 30ª rodada do Brasileirão, o time errou na defesa, foi prejudicado por marcações equivocadas da arbitragem e amargou o empate em 2 a 2. Matheuzinho abriu o placar, fazendo seu primeiro gol como profissional do Fla. Kaio Nunes fez dois para a Chape virando o jogo e Michael empatou. Tudo no primeiro tempo.

O resultado levou o time aos 54 pontos, em terceiro lugar, atrás de Palmeiras (54) e Atlético (65). A Chape, com 16 pontos, segue em último e pode ter o rebaixamento confirmado na próxima rodada.

Primeiro tempo
A Chape quase marcou em dois lances antes dos dez minutos e o Fla  só passou a dominar depois dos 15 minutos. Aos 30, o lateral Matheuzinho, em grande jogada individual, tirou três e fez 1 a 0.  Porém, o Flamengo estava mal com a  sua esfacelada defesa e levou a virada. Primeiro em falha coletiva (a Chape chutou três vezes até Kaio Nunes marcar). E, depois, quando Anderson Leite cruzou e Kaio Nunes ganhou de Matheuzinho de cabeça e fez outro.

Felizmente o Fla tinha Michael. Após passe em profundidade de Gabigol, o baixinho correu, driblou o goleiro e o zagueiro num toque e empatou.

A etapa foi marcada por dois lances polêmicos. Gabigol foi acertado na área pelo goleiro Keiller e a arbitragem considerou normal. Mas no fim, Gabi recebeu livre, tirou o goleiro e o juiz marcou impedimento. O problema é que Gabi, além de sair de seu próprio campo, ainda tinha um marcador à sua frente. Erro inacreditável.

Segundo tempo
O Flamengo voltou melhor,  com Bruno Henrique entrando no jogo e dando assistências para Michael e Gabigol perderem boas chances. A partir dos 14, o Fla passou a ter um a mais (Kaio Nunes foi expulso). Mas o time estava tenso em campo. Everton Ribeiro e Vitinho  quase fizeram gol de falta, mas Keiller foi bem nos dois lances. Aos 40, uma lambança de Gabriel Batista, que saiu mal do gol, quase gerou o gol da Chape. Bruno Silva, com o gol vazio chutou mal. E nada da bola entrar. Além disso, Everton Ribeiro levou vermelho.

Panorama

O Flamengo é o terceiro colocado com 54 pontos, e volta a campo na quinta-feira, no Maracanã, para enfrentar o Bahia. A Chapecoense, lanterna com 15 pontos, enfrenta no domingo o Juventude, na Arena Condá.

CHAPECOENSE 2 X 2 FLAMENGO

30ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Data:  8/11/2021
Local: Arena Condá, Chapecó (SC)
CHAPECOENSE: Keiller; Matheus Ribeiro (Alan Santos, no intervalo), Ignácio, Joilson e Busanello; Moisés Ribeiro, Anderson Leite (Ezequiel, aos 31′ do 2ºT), Denner (Geuvânio, aos 38′ do 2ºT) e Mike (Bruno Silva, aos 18′ do 2ºT); Kaio Nunes e Henrique Almeida (Renê Junior, aos 18′ do 2ºT). Técnico: Felipe Endres
FLAMENGO: Gabriel Batista; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Buno Viana e Ramon (Vitor Gabriel, aos 28′ do 2ºT); Arão, João Gomes (Vitinho, aos 21′ do 2ºT) e Everton Ribeiro; Michael, Bruno Henrique e Gabigol.  Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Matheuzinho, aos 25′ do 1ºT (0-1); Kaio Nunes, aos 30′ do 1ºT (1-1); Kaio Nunes, aos 34′ do 2ºT (2-1); Michael, aos 40′ do 2ºT (2-2)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares:  Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR:  Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Kaio Nunes, Alan Santos, Renê Junior (CHA);  Matheuzinho, Gabigol, Bruno Viana (FLA)
Cartões vermelhos: Kaio Nunes, (CHA, aos 14′ do 2ºT); Everton Ribeiro, (FLA, aos 43′ do 2ºT)  (Jogada 10)