Força máxima somente no Equador. Desta maneira, o Flamengo se prepara para a semifinal da Libertadores, contra o Barcelona de Guayaquil. Filipe Luís e Arrascaeta seguem fora da partida da próxima quarta-feira, no Maracanã, e são preparados para a volta, no Equador, dia 29. Diego Ribas é quem tem grandes chances de ficar à disposição no jogo no Rio, enquanto David Luiz será avaliado.
O quarteto esteve no Ninho do Urubu mesmo no domingo em que o time perdeu para o Grêmio para dar continuidade aos trabalhos. Com lesões musculares, Arrascaeta e Filipe Luís sequer iniciaram o processo de transição para o campo e estão vetados para quarta-feira. Há otimismo sobre a recuperação para uma semana depois.
A lesão muscular na coxa esquerda de Arrascaeta não é apontada como grave, exames indicaram grau um, mas o tempo curto para recuperação impede que o Flamengo corra o risco da agravamento com a participação na primeira semifinal. O meia sentiu o problema na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, dia 12, após voltar da seleção uruguaia, e a memória de tê-lo exposto ao risco de lesão mesmo desgastado segue viva.
A situação de Diego Ribas é a que gera mais otimismo. O meia já passou pelo processo de transição e a tendência é que se junte aos companheiros nesta segunda-feira para atividades normais e fique à disposição de Renato Gaúcho.
Por fim, David Luiz tem a situação debatida pela comissão técnica. Apesar de ter se apresentado com a condição cardiovascular em dia, o zagueiro ainda carece de reforço muscular para que esteja em plena forma. Há, por sua vez, a chance de ser relacionado para ficar no banco de reservas diante do torcedor que promete comparecer em bom público no Maracanã.
David Luiz tem participado das atividades com o grupo, mas comissão é precavida — Foto: Alexandre Vidal / CRF
Flamengo e Barcelona disputam a semifinal da Libertadores quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Antes, terça-feira, Palmeiras e Atlético-MG medem forças em São Paulo. (Globo Esporte)