Com uma base sólida que ajudou o Flamengo a conquistar o tri da Libertadores e o tetra da Copa do Brasil, a diretoria irá ao mercado para buscar nomes de peso. Dentro do planejamento do comando do futebol também estão previstas vendas, mas a expectativa é de que as saídas aconteçam sobretudo na janela do meio do ano, a principal da Europa.
Veja quem chega, quem fica e quem vai embora do Flamengo. Esta reportagem será atualizada ao longo da temporada.
Quem pode chegar
Gerson: um dos grandes nomes da equipe que conquistou praticamente tudo de 2019 a 2020, o Coringa tem negociação avançada para assinar contrato de cinco anos com o Flamengo. Se o esperado acerto acontecer, o camisa 8 deve se tornar a maior compra da história do clube.
Rossi: com contrato a vencer no fim de junho de 2023 no Boca Juniors, o goleiro Agustín Rossi também está muito perto do Flamengo. O goleiro de 27 anos não quer seguir na Argentina e deseja defender o atual campeão da América. Na virada do ano, as conversas se intensificarão, e há otimismo das duas partes.
Quem sai
Diego Alves: no clube desde julho de 2017, o goleiro de 37 anos não renovará contrato. Deixa o clube com duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três estaduais. Disputou 216 jogos pelo Flamengo e se despede contra o Avaí, no próximo sábado.
Diego: diferente do xará que joga no gol, o camisa 10 não apenas está se despedindo do Flamengo, mas também do futebol profissional. No próximo sábado, conclui sua sétima temporada (estreou em agosto de 2016) e encerra sua carreira. Foram 288 jogos, 44 gols marcados e 12 títulos conquistados, todos os que Diego Alves conquistou e mais o Carioca de 2017.
Quem pode sair
Rodinei: em seu melhor ano pelo Flamengo, clube e jogador têm um entendimento desde o meio da temporada que o caminho mais adequado é o fim da relação. Apesar da tendência ser essa, ninguém confirma oficialmente a saída por ora.
Rodinei durante entrevista do ge — Foto: Ivan Raupp/ge
Quem volta de empréstimo
Ramon: emprestado ao Bragantino, lateral-esquerdo tem retorno previsto em janeiro. Comissão técnica e departamento de futebol avaliarão se ele será utilizado ou não. O contrato dele com o Flamengo é válido até setembro de 2025.
Noga: emprestado ao Bahia, zagueiro tem situação idêntica à de Ramon. Seu contrato com o Flamengo é válido até dezembro de 2024.
Thiaguinho: emprestado ao Houston Dynamo, da MLS, o atacante tem contrato com os norte-americanos até o fim do ano. Seu vínculo com o Flamengo é válido até dezembro de 2024, mas não deve ser aproveitado.
Vitor Gabriel: emprestado ao Juventude até dezembro, tem contrato com o Flamengo até o fim de 2023. Com a utilização de Mateusão, não deve ter oportunidades na próxima temporada. (GE)