Após o empate do Fluminense em 1 a 1 com o Junior Barranquilla, os clubes brasileiros fecharam a primeira metade da fase de grupos da Libertadores com 51 gols marcados em 21 partidas, uma média de 2,43 gols por jogo. Este é o melhor início, em termos de gols marcados, de times brasileiros na competição neste século.
Antes da temporada atual, a maior marca ocorreu em 2002 quando São Caetano, Grêmio, Athletico Paranaense e Flamengo atingiram a média de 2,25 gols por partida, ao todo, foram 27 tentos em 12 jogos naquele ano.
Em 2021, Flamengo, Internacional e Palmeiras são os melhores ataques brasileiros na competição, com 10 gols cada. Em seguida aparece o Atlético-MG com sete gols marcados. Santos e São Paulo dividem a 5ª colocação com cinco tentos cada e, por fim, o Fluminense, com quatro gols marcados.
É apenas a 3ª vez em que os clubes brasileiros ultrapassam a média de 2 gols por partida nas três primeiras rodadas da Libertadores. Além de 2021 e 2002, em 2003 foram 26 gols marcados em 12 partidas, uma média de 2,17 gols por jogo.
Gabigol lidera a artilharia da competição com 5 gols, empatado com outros dois jogadores. Em seguida aparecem Rony, Hulk e Diego Souza, com 4 gols cada. Thiago Galhardo e Fred, com 3 tentos cada um, fecham a lista dos principais artilheiros brasileiros na Libertadores.
Gabigol, Flamengo x LDU — Foto: Staff Images / CONMEBOL
(Globo Esporte)