Em seu pior momento na temporada, o Flamengo, esfacelado por problemas físicos, enfrenta o Bolívar na altitude de La Paz nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), na partida de volta entre os times pelas oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores. Como ganhou por 2 a 0 no Maracanã, o Rubro-Negro pode até perder por um gol de diferença (por dois, a decisão da vaga será nos pênaltis).

Apesar da desvantagem, o Bolívar e sua torcida encontram motivos para acreditar. Além dos temidos 3.600m para os brasileiros, o time sempre venceu o Flamengo em sua casa; e há uma coincidência de que as melhores temporadas do clube e do país foram em anos terminados em quatro: em 1994 a seleção boliviana se classificou para a Copa do Mundo; em 2004 o Bolívar foi vice-campeão da Copa Sul-Americana, e em 2014 fez a sua melhor campanha na Libertadores chegando à semifinal.

Depois de ser goleado no Engenhão pelo Botafogo, o Flamengo chega para decidir sua vida na Libertadores em momento de grande instabilidade. Além dos resultados ruins, o time perdeu jogadores por lesões nas últimas três partidas. Everton Cebolinha e Viña não jogam mais em 2024, enquanto Pedro, Gabigol e Arrascaeta só voltam em meados de setembro. Para completar, nesta quarta, o clube divulgou que Wesley sofreu lesão no músculo anterior da coxa direita.

Bolívar – técnico: Flavio Robatto

Diferentemente de Tite no Flamengo, Robatto tem praticamente força máxima para a partida: só o atacante Patito Rodríguez, ex-Santos, é desfalque porque continua no departamento médico. Fora isso, Bruno Sávio e Justiniano se recuperaram de problemas físicos, e o Bolívar chega com “tanque cheio” após administrar a questão do desgaste e poupar jogadores na última partida.

Provável escalação: Lampe; Jesús Sagredo, Orihuela, Anderson de Jesús e José Sagredo; Saucedo, Justiniano e Ramiro Vaca; Bruno Sávio, Oviedo e Fábio Gomes.

Quem está fora: Patito Rodríguez

Flamengo – técnico: Tite

Muito desfalcado devido a sete problemas de ordem médica, Tite reforçará o meio-campo com a presença do zagueiro Léo Ortiz. Além dos lesionados, Allan está fora por ter sido diagnosticado com traços falcêmicos, situação que pode trazer complicações para o atleta jogando em altitude.

Provável escalação: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Léo Ortiz, De la Cruz e Gerson; Luiz Araújo e Carlinhos.

Quem está fora: Everton Cebolinha (ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo), Viña (ruptura do ligamento cruzado do joelho direito e fratura da tíbia), Pedro (lesão no músculo posterior da coxa esquerda), Gabigol (lesão no músculo posterior da coxa direita), Arrascaeta (lesão no adutor da coxa esquerda) e Wesley (lesão no músculo anterior da coxa direita). Allan, com traços falcêmicos, completa a lista.Pendurados: Ninguém.

Arbitragem

  • Árbitro: Yael Falcón (ARG)
  • Assistente 1: Facundo Rodríguez (ARG)
  • Árbitro Assistente 2: Maximiliano del Yesso (ARG)
  • Árbitro de Vídeo: Mauro Vigliano (ARG)  (GE)