Flamengo conseguiu uma vitória importante sobre o Bahia, por 1 a 0, na Fonte Nova, e larga com vantagem na disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. O Tricolor se impôs em sua casa e controlou a maior parte do jogo, criou muitas oportunidades, mas pecou nas finalizações. Diferente do Rubro-Negro que fez jogo conservador e aproveitou uma bobeira da defesa adversária para fazer o gol do jogo, com Bruno Henrique, em escanteio.

Primeiro tempo

Flamengo começa ligeiramente melhor na Fonte Nova, pressionando no ataque e chegando com muitos homens. Mas rapidamente, o Bahia consegue encaixar seu jogo de trocas de passes rápidos no meio e passa a envolver o Rubro-Negro. Everton Ribeiro, de longe, e Thaciano, da grande área, ficaram perto de marcar em bons chutes. A equipe de Tite teve uma boa oportunidade, em passe de Luiz Araújo que deixou Gerson livre para finalizar e ser bloqueado por Kanu. Na reta final, Tricolor fez nova blitz no campo de ataque, com três finalizações em sequências, que fizeram a defesa do Flamengo trabalhar.

Segunda etapa

O jogo mudou de cara na volta ao intervalo. O Flamengo se lançou ao ataque, tomou o controle do jogo e passou a pressionar a defesa do Bahia. Aos 4 minutos, De la Cruz cobrou escanteio com fatiada bonita, a defesa deu bobeira e Bruno Henrique cabeceou com liberdade para fazer o gol. Aos poucos, o Bahia reequilibrou a partida em busca do empate e criou boas chances com Thaciano e Lucho Rodriguez. O fôlego de seus jogadores de meio-campo não era o mesmo da primeira etapa e a equipe caiu de produção num momento perigoso, em que o Rubro-Negro passou a explorar as costas da defesa com Michael. Rogério Ceni fez uma série de mudanças para tentar aumentar a intensidade de sua equipe, e conseguiu levar perigo. Na reta final, Rodriguez perdeu gol incrível frente a frente com Matheus Cunha, que defendeu no reflexo, e não houve mais tempo para buscar o empate.

Panorama

Com a vitória, o Flamengo poderá até empatar para se classificar, no jogo volta. O Tricolor precisa vencer por mais de dois gols de diferença para avançar direto. Um triunfo tricolor por um gol levará a decisão para os pênaltis. (GE)

BAHIA 0X1 FLAMENGO

Quartas de final da Copa do Brasil – Jogo de ida
Local:
 Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 28/8/2024
Público presente: 46.534
Público pagante: 46.018
Renda: R$ 1.924.314,50
BAHIA: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende, 41’/2ºT), Jean Lucas, Cauly (Iago, 41’/2ºT) e Everton Ribeiro (De Pena, 41’/2ºT); Thaciano (Ademir, 34’/2ºT) e Everaldo (Lucho Rodríguez, 22’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni.
FLAMENGO: Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (David Luiz, 43’/2ºT); Erick Pulgar, Léo Ortiz (Evertton Araújo, 27’/2ºT), De La Cruz  (Michael, 27’/2ºT) e Gerson (Igor Jrsus, 43’/2ºT); Luiz Araújo (Wesley, 34’/2ºT) e Bruno Henrique Técnico: Tite.
Gol: Bruno Henrique, 4’/2ºT (0-1)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Ines Back (SP)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Evertton Ribeiro (FLA) (Jogada 10)