O Flamengo voltou à liderança do NBB na noite desta sexta-feira. Jogando fora de casa, o time de Gustavo de Conte venceu o Brasília por 103 a 74 e chegou à décima vitória na competição. Com dez vitórias em 11 jogos, o time do Rio de Janeiro passou à frente do São Paulo na tabela e soma 21 pontos.
O time da casa começou o jogo com Jefferson Socas, Sam Yeager, Eric Lancaster, Diego e Caio Torres. Pelo Flamengo, Gustavo de Conti escalou Balbi, Chuzito, Olivinha, Rafa Mineiro e Hettsheimer como quinteto inicial.
Os primeiros pontos foram registrados com uma cesta de três de Socas para o time da casa.O primeiro quarto foi marcado por diversos erros de arremessos, com diversas tentativas de bolas de três pontos e as defesas muito abertas dos dois lados. Com um arremesso de fora do garrafão, Chuzito empatou em 12 pontos para o Flamengo. O Brasília voltou a abrir, mas o time do Rio de Janeiro não deixou o adversário desgarrar no placar: 24 a 22 no primeiro quarto para os anfitriões.
O segundo período também teve o Brasília pontuando primeiro e abrindo 27 a 22. Hettsheimer converteu um belo arremesso de três pontos e o Flamengo encostou, situação que se manteve por boa parte do segundo quarto. Os dois times continuaram errando arremessos e o Brasília se manteve na frente até que Hettsheimer converteu dois pontos e sofreu a falta, empatando a partida em 31 pontos. Foi a hora em que o Flamengo arrancou no placar. Mais dois pontos de Hettsheimer, forçaram o técnico de Brasília a parar o jogo. Mas não teve jeito, os visitantes continuaram a abrir frente, encerrando a primeira metade da partida em 50 a 33 – parcial de 28 a 9 para o Flamengo neste quarto.
O Brasília começou o quarto período mais equilibrado, mas com muita desvantagem no placar não conseguiu resistir à força ofensiva do Flamengo. Com 97 a 74, o técnico do Brasília ainda parou o jogo mais uma vez para dar um respiro aos atletas, mas a partida terminou em 103 a 74.
– Comecei o jogo mal, errando bolas fáceis, um pouco desconcentrado. Mas do intervalo para frente voltei completamente diferente, assim como a equipe. Consegui ajudar o time, que era meu principal objetivo – disse Olivinha, o cestinha do jogo com 19 pontos.
Principal rival dos cariocas pela ponta na tabela, o São Paulo, volta à quadra fora de casa neste sábado, diante do Minas, às 16h. (Globo Esporte)