O Flamengo chegou à liderança do Campeonato Brasileiro em grande estilo. Mesmo em meio a uma maratona de jogos (seis em 14 dias), goleou o Corinthians por 5 a 1 na tarde deste domingo, na Neo Química Arena, pela 17ª rodada da competição, e mostrou força para brigar por mais um título. O Rubro-Negro marcou com Everton Ribeiro, Vitinho, Natan, Bruno Henrique e Diego, e o Timão descontou com Gil. A equipe de Domènec Torrent dá mais um recado aos rivais e agora seca Internacional e Atlético-MG para ficar isolado na ponta, enquanto a equipe de Vagner Mancini, mesmo sem ter jogado mal, volta a ver a zona de rebaixamento de perto.

Como fica?

A vitória leva o Flamengo aos 34 pontos, podendo ser alcançado por Inter e Atlético-MG na pontuação. O Corinthians fica com 18, a dois pontos do Z-4.

Craque do Jogo

Vitinho foi eleito o melhor da partida pelos telespectadores da Globo, com 47% dos votos, e também pelos comentaristas Casagrande e Júnior.

Primeiro tempo

Apesar da maratona recente de jogos, o Flamengo dominou o Corinthians desde o início, controlando a velocidade, trocando passes de um lado a outro e contando principalmente com a movimentação de Vitinho e Everton Ribeiro entre o meio e a direita. Não que a equipe de Vagner Mancini não tenha mostrado evolução, buscando triangulações e até criando pela direita, nos pés de Otero e Fagner. Tecnicamente, porém, o Rubro-Negro se impôs e marcou com Pedro, logo aos 9 minutos, em lance anulado porque a bola havia saído pela linha lateral no início do contra-ataque. Depois, o gol que valeu: Filipe Luís cruzou da esquerda, e Everton Ribeiro subiu mais que Lucas Piton para abrir o placar. O Timão ainda respondeu com um chute de Camacho no travessão, mas foi para o intervalo em desvantagem.

Segundo tempo

O Flamengo aumentou o placar logo no início, em ótima jogada de Everton Ribeiro finalizada por Vitinho, sem chances para Cássio. Depois, num escanteio despretensioso, Natan fez 3 a 0. Só então o Corinthians acordou, até porque Vagner Mancini lançou os dois jogadores mais técnicos do elenco: Luan e Cazares. Com muito esforço, o Timão conseguiu equilibrar as ações em alguns momentos, e Gil marcou dois gols de cabeça – o primeiro foi anulado por impedimento, e só o segundo valeu. Quando o time passou a atacar e dar trabalho ao goleiro Hugo, porém, veio o golpe em um contra-ataque que terminou no gol de Bruno Henrique. O 4 a 1 desanimou o Corinthians e deixou o Flamengo tranquilo. Diego ainda faria mais um no fim.

A pior derrota

O Corinthians nunca havia sofrido cinco gols em sua Arena. Foi, claro, a pior derrota do Timão em sua nova casa desde a inauguração, em 2014.

Cássio em Corinthians x Flamengo

Cássio em Corinthians x Flamengo (Foto: Marco Galvão / Estadão Conteúdo)

Central do Apito

O jogo teve dois gols anulados, um para cada lado. No primeiro tempo, Pedro teve seu gol anulado pelo Flamengo porque a bola havia saído pela linha lateral no início da jogada. No segundo, Gil marcou de cabeça após cruzamento de Luan, mas o VAR detectou impedimento do zagueiro.

Na liderança provisória do Brasileiro, o Flamengo agora torce por dois resultados para assumir a frente do campeonato ainda nesta rodada: um tropeço do Internacional diante do Vasco em jogo neste domingo e um tropeço do Atlético-MG contra o Bahia em jogo que acontece nesta segunda-feira.

Cássio faz desabafo

Ao final do jogo, o goleiro Cássio, do Corinthians, fez um desabafo:

– Primeiro sobre o Mancini, ele é um cara super bacana, conversou, falou de várias situações comigo e o Walter, sobre quem jogaria ou não ele falou só depois, mas ele é um cara bacana, é até duro perder um jogo assim por causa dele, a gente tem vontade de ajudar ele.

– Ultimamente tem sobrado tudo pra mim, tudo é culpa do Cássio, o time não ganha é culpa do Cássio, o time não faz gol é culpa do Cássio, e antes que falem algo, não acho que sou maior que o Corinthians, não me acho intocável, sou mutio grato a tudo que o Corinthians fez pra mim, mas nesse momento acho que estou sendo escudo, tudo é culpa do Cássio. Não acho que estou mal, o gol do São Paulo, do Botafogo, eram defensáveis, mas acho que a carga está muito grande. Tem todo direito de ser criticado, mas no momento que eu atrapalhar o Corinthians é melhor eu procurar outro lugar. Vou honrar, foi muito duro hoje, foi uma das piores derrotas minhas aqui, mas não vou deixar de estar aqui, de meter a cara, falar, atuar, se o professor me colocar no banco vou estar aqui apoiando. No momento bom, sendo campeão, é muito fácil levar tapinha nas costas, mas no momento que precisa… A torcida tá de parabéns, fizeram uma festa, mostraram a força do Corinthians, infelizmente saímos com vergonha pelo resultado, mas vamos trabalhar. Jamais sentei em cima dos títulos, dos números, ou jamais me achei melhor que o Corinthians. A partir do momento que eu estiver atrapalhando, acho que tenho que procurar outro time.  (Com informações do Globo Esporte)