Uma extensa programação de cursos e palestras está prevista para ocorrer durante a ‘FIT Pantanal 2023’, que será realizada entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A feira que esse ano completa 30 anos, é uma realização do Sistema Fecomércio-MT e governo de Mato Grosso, e visa promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado. A expectativa é atrair, durante os quatro dias da feira, cerca de 100 mil pessoas.
Um dos organizadores, Jaime Okamura, destaca a realização das atividades da ‘Aldeia do Conhecimento’, que contará com capacitações, mesas redondas, palestras, painéis e oficinas promovidas por diversas entidades, como Senac-MT, Sebrae e Empaer. “Estamos bastante otimistas com a participação do público, pois teremos mais de 50 oportunidades de treinamentos totalmente gratuitos. Esse é o momento para se aprimorar e adquirir novos conhecimentos com os temas relacionados ao turismo”, garante ele.
A programação inclui diversos temas, como: destinos turísticos, turismo de pesca e suas implicações ambientais, oficina de fotografia gastronômica com smartphone, turismo social, sistema agroflorestal, mulher rural e os desafios protagonizados no ambiente, marketing digital para negócios e destinos turísticos, desafios do turismo de aventura, oportunidades para os hotéis em MT, quitutes cuiabanos, e empreendedorismo da agricultura familiar indígena de Mato Grosso.
“Os temas são muito variados e extremamente importantes para capacitar e informar sobre as demandas e as novidades do setor. As inscrições para participar das palestras e oficinas serão feitas diretamente no site do evento (fit2023.com.br), entretanto, cada tema apresentado terá uma capacidade de participantes, portanto, os interessados deverão chegar mais cedo para garantir seus lugares. Importante destacar que todos os participantes irão receber certificado das entidades realizadoras”, informa Jaime Okamura.
Neste ano, a FIT traz o tema ‘Tudo Isso é Seu’ e conta com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), as entidades parcerias Sebrae-MT, Empaer-MT e Seaf-MT, além de mais 14 instituições apoiadoras.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância do evento para fomentar o turismo mato-grossense. “O turismo é um agente transformador na economia, pois promove inclusão social, gera oportunidades de emprego, renda e tributos para a administração pública. E a FIT tem um papel fundamental nesse contexto, pois amplia e revela as riquezas e potencialidades do nosso turismo em âmbito nacional e internacional”, enfatiza.
Para fazer a inscrição no evento e conferir a programação completa, acesse: www.fit2023.com.br
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.