A 132ª edição da operação Lei Seca, que ocorreu na Rodovia Helder Cândia (MT-010), no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, na noite deste domingo (10.12), resultou na prisão de sete motoristas, sendo seis por embriaguez ao volante e um por adulteração de veículo automotor.

A operação começou às 20h e encerrou com 188 pessoas submetidas ao teste de alcoolemia e 180 veículos fiscalizados. Desses, 46 foram autuados, sendo que 41 carros e três motocicletas foram removidos.

Na ação também foram confeccionados 56 autos de infração, dos quais 12 foram por conduzir veículo sob efeito de álcool, 9 por recusa de teste de alcoolemia, 5 por dirigir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 24 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado e 6 por infrações diversas.

A pena para quem for pego dirigindo alcoolizado é de detenção pelo período de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).