É chegada a hora da grande decisão da Libertadores. Time mais vitorioso do continente nos últimos anos, o River Plate de Marcelo Gallardo vai atrás de mais um campeonato. Mas vai encarar um Flamengo que, sob o comando de Jorge Jesus, está enfileirando vítimas na temporada. Quem leva a melhor?
COMO JOGAM OS TIMES
Flamengo
4-4-2
River Plate
4-4-2
PONTOS-CHAVE DA DISPUTA

Existe um Flamengo antes e outro depois de Jorge Jesus. O técnico português de 65 anos revolucionou o clube com conceitos europeus e seu jeito energético à beira do campo. Desde a sua chegada no meio do ano, o Fla venceu 23 dos 33 jogos e está prestes a conquistar o título do Brasileirão.
Treinador do River

Não à toa, o grande momento vivido pelo River é chamado de “Era Gallardo”. O ex-jogador transformou o Millonario numa máquina de títulos. São 10 desde que ele chegou, e todos em copas. Em cinco anos, escanteou a desconfiança para se tornar o maior treinador da história do clube.

O Flamengo de Jorge Jesus é um time que, por essência, joga com a bola nos pés. Por isso, é a equipe que mais trocou passes nesta Libertadores: 5.695 no total. Os confrontos contra Internacional e Grêmio, nas quartas e semis, respectivamente, foram um exemplo disso. Em ambos, o Fla teve uma média de 57% de posse de bola.
Estilo do River

O River de Marcelo Gallardo, por sua vez, é bem parecido ao Flamengo no que diz respeito a gostar de ter a bola. É a terceira equipe que mais trocou passes na Libertadores (5.084) – entre eles, está apenas o Grêmio (5.297). Mas a equipe millonaria não se prende a esse estilo e sabe jogar feio quando necessário. É só ver o segundo jogo contra o Boca, pela semifinal.
História do Fla

Campeão em 1981, o Flamengo tem pouca história na Libertadores. O título da equipe de Zico e companhia é o único até o momento do clube, que também chegou à final só aquela vez. Ao todo, o Rubro-Negro soma 15 participações na competição – serão 16 no ano que vem, já que está garantido através do Campeonato Brasileiro.
História do River

Trata-se do quarto clube com o maior número de títulos da Libertadores: 4 (1986, 1996, 2015 e 2018). Além disso, disputou outras duas finais, mas foi derrotado por Peñarol (1966) e Cruzeiro (1976). No ranking de participações na competição, está em quinto com 35. Perde apenas para Nacional, Peñarol (ambos com 47), Olimpia (41) e Cerro Porteño (40).

OPINIÃO DOS CONVIDADOS
comentarista
O favorito é o Flamengo pelo simples fato de ser um time melhor tecnicamente que o River, que é bom, mas inferior. A fase é melhor. E acho que a questão de campo neutro se torna mais favorável. Porque a torcida é maior, e o fato de fugir de Buenos Aires é algo bom. 60% para o Flamengo e 40% para o River.
especialista em futebol sul-americano
O (futuro) melhor campeão brasileiro em tempos contra o melhor sul-americano nos últimos cinco anos. Dois técnicos que pensam de maneira parecida, sufocando o rival e com extremos que jogam pelos lados com perna trocada. Jesus e Gallardo também gostam que seus laterais participem da criação. Se alguém vai ceder ao estilo próprio para se montar pensando no rival? Difícil imaginar que façam isso.
repórter em Buenos Aires
River e Fla são os melhores times do continente com características parecidas, mas hierarquias diferentes. Gallardo e Jesus cobram intensidade, gostam da bola, de atacar e reinventam durante o jogo. O Fla apresenta um futebol mais bonito e vive um momento melhor. Mas o River está em sua 3ª final de Libertadores nos últimos 5 anos. Impossível apontar um favorito, 50 a 50.
(Globo Esporte)