Com gols de Reinaldo e Vitor Bueno, o São Paulo venceu o Palmeiras por 2 a 0 na noite deste sábado, no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou com um longo jejum na casa do rival alviverde. Desde a inauguração da nova casa do Verdão, o Tricolor tinha perdido oito vezes e empatado uma vez. Melhor em campo a maior parte do tempo, o time de Fernando Diniz soube neutralizar os momentos de pressão do adversário e teve paciência para matar o jogo. O Palmeiras, muito criticado pela falta de ofensividade, deixou mais uma vez a deseja e agora, depois de perder a invencibilidade no campeonato para o Botafogo, sofreu também a primeira derrota como mandante na temporada.

Como fica?

Com o triunfo, o São Paulo foi a 26 pontos e voltou para a terceira colocação. Já o Palmeiras estacionou nos 22 pontos, em quinto, e pode perder posições ao final da rodada.

Primeiro tempo

Palmeiras e São Paulo se estudaram muito nos primeiros minutos, trocando passes para lá e para cá. A primeira finalização foi só aos sete minutos, quando Igor Vinicius tentou de fora da área e mandou longe do gol. Um minuto depois, Luan aproveitou vacilo da zaga palmeirenses e colocou Brenner em boa condição. O atacante, em vez de acionar Luciano, ajeitou e chutou por cima do gol. Com maior posse de bola, o São Paulo quase abriu o placar aos 21, quando Igor Gomes cabeceou cruzamento de Reinaldo e assustou Jailson. Aos poucos, o Palmeiras melhorou e começou a arriscar em chutes de fora da área. Primeiro com Wesley, pra fora, e depois com Patrick de Paula, defendido por Tiago Volpi. O Tricolor voltou a construir uma boa oportunidade apenas aos 40, quando Igor Gomes virou o jogo para Reinaldo chutar cruzado e ver Jailson fazer a defesa. O Palmeiras, depois de desperdiçar alguns contra-ataques, conseguiu finalizar novamente com Patrick de Paula, aos 43, mas longe do gol. Apesar do jogo bem pegado na etapa inicial, os goleiros pouco trabalharam.

Patrick de Paula arrisca chute de fora da área no primeiro tempo

Patrick de Paula arrisca chute de fora da área no primeiro tempo (Foto: Marcos Ribolli)

Segundo tempo

Na etapa final, o São Paulo criou a primeira chance de gol. Logo aos três minutos, Igor Gomes rolou na esquerda para Reinaldo bater cruzado, com força, e ver Jailson fazer grande defesa. No rebote, Luciano pegou mal na bola. O Tricolor aproveitou o bom momento no jogo e dois minutos depois assustou de novo o adversário. Igor Vinicius fez boa jogada pela direita e cruzou para Brenner cabecear por cima do gol. O bom retorno do São Paulo para os segundo tempo foi premiado com um gol de pênalti de Reinaldo, aos dez minutos. A penalidade foi marcada aos 7, de Esteves em Igor Vinicius, mas o VAR demorou um pouco a confirmar.

Em busca do empate, o Palmeiras só arriscou alguma coisa aos 19 minutos, quando Scarpa bateu colocado de longe. Volpi defendeu. Três minutos depois, e contra-ataque, Reinaldo optou por bater rasteiro e quase enganou Jailson. O Verdão foi para a pressão, mas a melhor chance até então saiu aos 30 minutos, em cobrança de falta muito bem defendida por Tiago Volpi. Na reta final do jogo, o Palmeiras, que já tinha feito as cinco substituições, ficou com Luan machucado em campo, isolado no ataque. Frio e calculista, o São Paulo soube segurar a pressão do Verdão para matar o jogo aos 47 minutos, quando Igor Vinicius deu linda assistência para Vitor Bueno liquidar o jogo.

Nos segundo tempo, o São Paulo levou a melhor sobre o rival Palmeiras

Nos segundo tempo, o São Paulo levou a melhor sobre o rival Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Próximos jogos

O Palmeiras volta a campo pelo Brasileirão na quarta-feira, às 18h, para receber o Coritiba, no Allianz Parque. O São Paulo também joga nesse dia, às 19h, contra o Fortaleza, no Castelão, mas pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. (Globo Esporte)