Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best, nesta terça-feira, em Doha, no Catar. Jogador do Paris Saint-Germain, que enfrenta o Flamengo nesta quarta, na final da Copa Intercontinental, o francês superou Lamine Yamal, do Barcelona, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, que fecharam o top-3.
— Queria agradecer aos meus colegas de equipe. Foi um ano fantástico, seja individual ou coletivamente. Gostaria de agradecer à minha família que sempre me apoiou e ao PSG que nos deu este ano fantástico. Quero agradecer ao senhor presidente (Infantino) e espero no ano que vem voltar a receber este prêmio — disse Dembélé.
Aos 28 anos, Dembélé se consolida como melhor do mundo após vencer a Champions League, o Campeonato Francês e a Copa da França pelo PSG. Na temporada 2024/25, o atacante fez 35 gols e 14 assistências em 53 partidas. A TV Globo, o sportv, a ge tv e o ge transmitem Flamengo x Paris Saint-Germain nesta quarta, às 14h (de Brasília).
Como funciona o Fifa The Best
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino e também Fair Play e torcedor do ano. Paralelamente ao tradicional Prêmio Puskás, do gol mais bonito no futebol masculino, e o Prêmio Marta, para o principal gol no feminino.
Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.
Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, aquela edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O prêmio de 2025 contou as atividades no período entre agosto de 2024 a de agosto deste ano.
O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2025 também ficou com Dembélé. (GE)
Bonmatí vence no feminino
A espanhola Aitana Bonmatí segue hegemônica e ganhou novamente. Afinal, a meia de 26 anos venceu pelo terceiro ano seguido o prêmio The Best de melhor jogadora do mundo. Na temporada 2024/25, a meio-campista, portanto, somou 44 jogos, 16 gols, 11 assistências. Além disso, venceu a Supercopa da Espanha, a Copa Espanhola e a Liga das Nações.
Vestindo a camisa da seleção espanhola, Bonmatí, aliás, foi campeã do mundo em 2023, além de ter faturado a última edição da Nations League.
Veja os vencedores de cada categoria
Melhor jogador (a): Ousmane Dembélé (França) – PSG/ Aitana Bonmatí (Espanha) – Barcelona
Goleiro (a): Gianluigi Donnarumma (Itália) – PSG/Manchester City / Hannah Hampton (Inglaterra) – Chelsea
Técnico de time masculino e feminino: Luis Enrique (Espanha) – PSG / Sarina Wiegman (Holanda) – Seleção inglesa
Puskas: Santiago Montiel (Argentina) – Independiente
Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (México) – Tigres/Orlando Pride
Prêmio Fair Play da Fifa: Andreas Harlass-Neuking, médico do time alemão SSV Jahn Regensburg
Torcedores: os fãs do Zakho, clube do Iraque
Seleção masculina: Gianluigi Donnarumma; Achraf Hakimi, Pacho Willian, Virgil Van Dijk; Nuno Mendes; Cole Palmer, Jude Bellingham, Vitinha; Pedri, Lamine Yamal e Ousmane Dembélé.
Seleção feminina: Hannah Hampton; Lucy Bronze, Leah Williamson, Irene Paredes, Ona Batlle; Aitana Bonmatí, Patri Guijarro; Cláudia Pina, Mariona Caldentey, Alessia Russo, Alexia Putellas. (Jogada 10)


