No Mundial de Clubes deste ano, disputado em fevereiro, nos Emirados Árabes, a Fifa utilizará uma nova tecnologia que automaticamente avisa ao VAR a posição de impedimento de um jogador. Se for aprovada pela IFAB, órgão que regulamenta as regras do futebol, a tecnologia poderá ser implementada na Copa do Mundo do Qatar. A informação foi divulgada pelo portal “UOL Esporte”.
A tecnologia, já testada em dezembro de 2021 na Copa Árabe, no Qatar, trabalha por meio de um sistema de câmeras que capturam o movimento da bola e de todos os jogadores em campo. Serão formadas imagens de diferentes ângulos com até 29 dados por cada jogador. Se o atleta estiver em impedimento, uma mensagem chegará automaticamente ao VAR.
Após a informação, o árbitro de vídeo avisará ao árbitro de campo sobre a jogada irregular. Nesta tecnologia, não será necessária a implementação de linhas verticais e horizontais, feita manualmente pelo auxiliar do VAR.
O Mundial de Clubes de 2022 terá início nesta quinta-feira (3) com o jogo entre Ala Jazira/QAT e Pirae (Taiti). O Palmeiras, campeão da Libertadores de 2021, estreará no torneio no dia 8 de fevereiro, na semifinal, contra o vencedor de Monterrey, do México, e Al-Ahly, do Egito. Além desses clubes, Chelsea-ING o Al Hilal-ARA. (UOL/Jogada 10)