A FIFA anunciou nesta terça-feira que o Mundial de Futsal, que começará no dia 12 de setembro, será a primeira edição da competição com a presença do “VAR”. Os árbitros terão um monitor à disposição na beira da quadra, como ocorre no futebol, para revisar alguns tipos de marcações.
– É um marco importante para o futsal, a introdução do sistema de vídeo no mais alto nível de competição internacional. Será um sistema inovador para o esporte, permitindo revisão rápida de incidentes em quadra e garantindo resultados mais justos – disse Pierluigi Colina, presidente do comitê de arbitragem da FIFA.
Os árbitros poderão revisar quatro tipos de marcações, são elas:
- Se houve gol ou não
- Pênaltis
- Cartões vermelhos diretos
- Possíveis casos de erro na identificação de atleta
A FIFA vem testando o sistema em diversas competições de Futsal. A Federação consultou alguns dos principais treinadores e jogadores sobre a sua implementação e obteve feedbacks positivos. Um protocolo para as revisões está sendo finalizado e será divulgado próximo ao Mundial
O “VAR” na competição terá uma tela ao lado da quadra para que o árbitro possa revisar os lances permitidos pelas regras e um operador de replay. Essa tecnologia já está sendo usada na Lituânia, país sede da competição.
O Brasil está no grupo D do Mundial de Futsal, junto com República Tcheca, Panamá e Vietnã. A competição começa no dia 12 de setembro e tem final marcada para 3 de outubro. As datas dos confrontos brasileiros na primeira fase serão:
13/09 – Brasil x Vietnã
16/09 – Brasil x República Tcheca
19/09 – Brasil x Panamá
(Globo Esporte)