Em julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta segunda-feira, o volante Felipe Melo, do Palmeiras, foi punido com cinco jogos de suspensão por gestos obscenos direcionados à torcida do Santos, em clássico disputado em 9 de outubro, na Vila Belmiro (assista acima). O clube vai recorrer da decisão ao Pleno do tribunal.
– A gente respeita o tribunal, entende as colocações, mas vamos pedir a lavratura do acórdão para levar isso para o Pleno do STJD – disse Américo Espallargas, advogado do Palmeiras.
Consequentemente, ele está fora da partida de quarta, contra o Vasco, em São Januário, e do clássico contra o Corinthians, marcado para o próximo sábado, no Pacaembu, pelo Brasileirão.
– Acho que cinco jogos ficou dentro daquilo que o tribunal entendeu da gravidade da situação. A gente respeita o tribunal, não entende que é uma pena adequada à conduta que foi praticada diante de tudo que a gente expôs na tribuna. Por isso que a gente vai buscar o recurso. Todo atleta é importante para o Palmeiras. Obrigação do departamento jurídico é colocar todos os atletas à disposição do futebol – acrescentou o advogado.
Também julgado por expulsão no mesmo jogo, o atacante Willian recebeu a pena mínima, de uma partida de suspensão – já cumprida de forma automática na rodada seguinte do Campeonato Brasileiro, o que o deixa livre para atuar.
A suspensão de Felipe Melo
Os auditores sustentaram o argumento de que Felipe Melo é recorrente em polêmicas e se vale dessa fama de “bad boy”. O argumento, inclusive, foi levantado pelo advogado do Santos, Marcelo Mendes, que citou sua participação como garoto-propaganda de um site de apostas.
– Todas as propagandas com esse site são no sentido de ele ser bad boy. É justamente isso que traz ganho financeiro a ele. Por isso, peço que ele seja punido exemplarmente – argumentou o advogado do Santos.
O próximo jogo do Palmeiras será contra o Vasco, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. No sábado, a equipe tem clássico contra o Corinthians, como mandante, mas no Pacaembu.
Os próximos cinco jogos do Palmeiras:
- 06/11 – Vasco x Palmeiras
- 09/11 – Palmeiras x Corinthians
- 17/11 – Bahia x Palmeiras
- 24/11 – Palmeiras x Grêmio
- 28/11 – Fluminense x Palmeiras
As denúncias
Felipe Melo foi enquadrado no artigo 258-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “provocar o público”. A pena varia de dois a seis jogos de suspensão.
Já Willian, que levou cartão vermelho após disputa com Diego Pituca, depois de revisão da decisão com auxílio do VAR, respondeu pelo artigo 254, cuja pena varia de um a seis jogos de suspensão.
Inicialmente, o julgamento ocorreria na semana passada, mas foi adiado, a pedido do Palmeiras, em função da morte de um tio do advogado que representaria o clube no Rio de Janeiro, Américo Espallargas. (Globo Esporte)