O Fluminense é um dos clubes mais ativos no mercado neste fim de ano. Disposto a subir de degrau para brigar por títulos em 2022, o Tricolor já confirmou oficialmente o volante Felipe Melo e o técnico Abel Braga e se prepara par anunciar, nesta terça-feira, Willian Bigode. Em comum entre os três, o currículo vencedor.

E não é coincidência. Sem conquistar um título desde a Primeira Liga em 2016, o clube quer voltar a levantar taças. Com a Libertadores como grande sonho de consumo, o Flu busca tem mirado em nomes experientes e vitoriosos para dar mais peso ao elenco. O alvo do momento é outro multicampeão: Ricardo Goulart.

Os dois primeiros jogadores contratados, Willian e Felipe Melo, chegam justamente do Palmeiras, campeão das duas últimas edições da competição continental. Pelo Verdão, o atacante e o volante conquistaram dois títulos da Libertadores (2020 e 2021),um Brasileiro (2018), uma Copa do Brasil (2020) e um Paulista (2020).

Willian, de 35 anos, ainda tem mais uma Libertadores, com o Corinthians, em 2012, o que o coloca como recordista de título da competição entre brasileiros, ao lado de nomes como Palhinha, Marcos Rocha, Fabiano Eller, Ronaldo Luiz e Vitor. Tem também mais três brasileiros (Corinthians em 2011 e Cruzeiro em 2013 e 2014), além de um mineiro pelo clube mineiro.

– Pelo projeto, pela ambição que o clube tem de conquistas… Que também está no meu DNA, no meu sangue, meus olhos – disse Willian ao explicar escolha pelo Flu.

Willian e a esposa com os troféus que o jogador conquistou no Palmeiras — Foto: Divulgação

Willian e a esposa com os troféus que o jogador conquistou no Palmeiras — Foto: Divulgação

O volante Felipe Melo, de 38 anos, por sua vez, além dos títulos pelo Palmeiras, tem um Brasileiro (2003), uma Copa do Brasil (2003) e um Mineiro (2004) pelo Cruzeiro, um Carioca e uma Copa dos Campeões pelo Flamengo (2001), três campeonatos turcos pelo Galatasaray, de 2012 a 2015, além de duas Copas da Turquia (2014 e 2015) e três Supercopas da Turquia (2012, 2013 e 2015), e também uma Copa das Confederações pela Seleção Brasileira, em 2009.

– Eu sou bicampeão da América, me tornei o único campeão a levantar duas Libertadores em um ano só, e agora quero o terceiro. No ato em que fechei com o Fluminense, já comecei a sonhar realmente em conquistar esse título que é tão esperado pelos torcedores do Fluminense, e por mim também, não importa se já tenho dois – falou Felipe Melo em sua chegada.

As taças conquistadas por Felipe Melo no Palmeiras — Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras

As taças conquistadas por Felipe Melo no Palmeiras — Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras

Já Abel Braga, como treinador, é um velho conhecido do torcedor tricolor. Foi ele o comandante do último título de peso do clube, o Brasileiro de 2012. E tem também dois cariocas pelo Fluminense (2005 e 2012) e mais dois pelo Flamengo (2004 e 2019). A Libertadores, maior ambição do Flu, já foi conquistada por Abelão com o Inter em 2006, mesmo ano em que faturou o Mundial de Clubes. Pelo Colorado, o técnico também tem dois gaúchos (2008 e 2014). No currículo, tem outros títulos estaduais, por Coritiba, Athletico-PR e Santa Cruz, além de conquistas no Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos.

Abel Braga foi campeão da Libertadores e do Mundial pelo Inter em 2006 — Foto: Divulgação

Abel Braga foi campeão da Libertadores e do Mundial pelo Inter em 2006 — Foto: Divulgação

E é com esta ambição que o Fluminense pretende seduzir outro nome de peso, Ricardo Goulart, para se juntar ao projeto. O Tricolor fez uma proposta ao meia-atacante, sem clube desde que rescindiu com o Guangzhou Evergrande, da China, e aguarda uma resposta nesta terça-feira. Goulart tem no currículo dois Brasileiros e um Mineiro pelo Cruzeiro, um gaúcho e uma Recopa pelo Inter, um Goiano pelo Goiás e diversos títulos com o seu ex-clube chinês. (GE)