O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) aplicou multa no valor de R$ 44.178 (200 UPFs) ao fazendeiro que pulverizou agrotóxico nas imediações de uma escola na zona rural de Sinop, a 480 km de Cuiabá. Ao contrário do que disse a prefeitura do município, segundo o Indea, a aplicação ocorreu de maneira irregular, desrespeitando a distância mínima, de 90 metros.

Na propriedade, conforme o Indea, foram encontrados herbicidas, fungicidas e inseticidas e, por isso, ainda não é possível afirmar qual dos produtos intoxicou alunos e professores. O proprietário foi notificado para apresentar os documentos que comprovam a legalidade dos agrotóxicos encontrados.

O caso aconteceu na última sexta-feira (2), na Escola Municipal de Educação Básica Silvana na zona rural de Sinop. A prefeitura do município não confirmou a intoxicação de alunos e professores. Em nota, a administração municipal alegou que acionou os pais dos alunos e disponibilizou ônibus para que as crianças fossem para casa, já que não apresentavam sintomas.

As unidades de saúde também ficaram de sobreaviso para receber alunos e professores que eventualmente apresentassem algum sintoma. As aulas foram retomadas normalmente na segunda-feira.

MINISTÉRIO PÚBLICO 

Nesta quarta-feira, o Ministério Público confirmou que vai investigar o caso. Segundo o MPMT, o procedimento já foi aberto e o processo será instruído com a colheita de provas e realização de diligências.

Fonte: HiperNotícias