O novo presidente da Assembleia Legisaltiva, deputado estadual Max Russi (PSB), afirmou que a gestão que assumi é de continuidade, mas não de continuísmo, durante o mandato da chapa Deputado Valdir Barranco. Ele enfatizou que, nos últimos dois anos, a Mesa Diretora devolveu mais de R$ 100 milhões, para o Poder Executivo de Mato Grosso investir em diferentes áreas, principalmente em saúde.
O entendimento é de que o deputado Eduardo Botelho, como presidente, e, ele, como primeiro secretário, fizeram uma administração profíqua. “Pode ser uma [gestão de] continuidade, mas não de continuísmo! É uma gestão que está dando certo, de algo que tem dado resultado! Como eu falei: nós economizamos em dois anos mais de R$ 100 milhões e não deixamos faltar estrutura nenhuma aos nossos deputados e nem aos nossos servidores”, afirmou ele, após tomar posse.
Max Russi lembrou que avanços diversos são registrados, no Edifício Dante Martins de Oliveira. “Estamos procurando fazer avanços, e vamos fazer mais porque a administração é uma constante melhora, uma constante evolução”, citou ele, no plenário das deliberações Deputado Renê Barbour.
O novo presidente enfatizou que o trabalho do Poder Legislativo, na atualidade, representa melhoria na vida da população de Mato Grosso. “A gente precisa cada vez mais entregar resultados à população; tenho certeza de que esta é a vontade de todos os deputados e eu só vou ser o presidente que vai conduzir isso”, argumentou Russi, em resposta aos jornalistas.
Entenda o caso
Atendendo Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) de entidades sindicais, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que fosse suspensa a eleição que havia colocado o deputado Eduardo Botelho (DEM) na presidência. A Mesa Diretora havia sido empossada no último dia 1 deste mês.
Eduardo Botelho agora compõe a chapa de Max Russi como primeiro-secretário.
A deputada Janaina Riva, que ocupava o cargo de primeira vice-presidente, concorre ao cargo de segunda-secretária na chapa de Russi. O deputado Silvio Favero (PSL), único outro parlamente que tentou montar chapa, acabou desistindo.
A chapa Deputado Valdir Barranco conquistou 20 votos, tendo ainda dois votos em branco e um nulo. Houve somente uma abstenção: a do próprio Valdir Barranco, que está internado com Covid-19, em um hospital de São Paulo (SP).
Chapa Deputado Valdir Barranco
Presisdente Max Russi (PSB)
1º Vice Dilmar Dal Bosco (DEM)
2º vice Wilson Santos (PSDB)
1º Secretário Eduardo Botelho (DEM)
2ª Secretária Janaína Riva (MDB)
3º Secretário Delegado Claudinei (PSL)
4º Secretário Allan Kardec (PDT)