O edital Tecnova III Mato Grosso recebeu 98 propostas inscritas, um recorde para o programa no Estado. O edital disponibiliza R$8,5 milhões para empresas que apresentarem soluções inovadoras e é realizado por meio de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O período de inscrições acabou no dia 27 de setembro.
O edital Tecnova I, lançado em 2013, teve 49 projetos submetidos, e o Tecnova II, realizado em 2021, teve 31 projetos submetidos. Para o edital de 2024, lançado em julho, as 98 propostas enviadas vieram de 21 municípios do Estado.
Este ano, 45% dos projetos inscritos são da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), 21% Agropecuária-Agroindústria, 11% Biodiversidade-Biotecnologia, 10% saúde, 5% Energia, 4% saúde, 3% Turismo e 1% Segurança Pública.
O edital nº 07/2024 do Tecnova III-MT tem por objetivo a concessão de recursos de subvenção econômica para o desenvolvimento de produtos, ou processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados, pelo menos para o mercado nacional de empresas brasileiras, com sede em Mato Grosso.
Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, a demanda do edital TECNOVA III/MT é uma demonstração que as ações de fomento da Fundação têm contribuído para ampliação e consolidação do ambiente de inovação no Estado.
O presidente também ressaltou a importância das ações realizadas pelos agentes de inovação da Fapemat, que atuam em todo o Estado divulgando o Edital Tecnova III Mato Grosso esclarecendo as dúvidas dos empresários.