Para comemorar o Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12), as famílias mato-grossenses devem gastar cerca de R$ 340 com brinquedos, aparelhos eletrônicos, passeios e até viagens no feriado. As opções de presentes aparecerem na lista dos desejos dos pequenos e essa movimentação vai aquecer os setores de comércio e serviços, que prevê um fomento da economia de R$ 412 milhoes em lojas de Mato Grosso.
Presentear com brinquedos, roupas, eletrônicos e passeios para divertir a criançada permanecem no ‘roteiro’ da maioria das famílias para celebrar o feriado do dia 12. Um levantamento realizado pela Fecomércio revela que os mato-grossenses pretendem gastar na data a média de R$ 339, 61, valor este que é 83,24% maior do que o gasto em 2022 na data.
Os dados apontam ainda que das 508 pessoas entrevistadas em 32 municípios do Estado, cerca de 57% delas pretendem fazer compras e vão optar em presentar as crianças com brinquedos. Já outros consumidores, que representam 25%, afirmam que vão comprar roupas/acessórios para os pequenos. Os aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, também estão na lista de presentes, representando 4% do consumo. Os passeios estão nos 2% dos consumidores, 3% pretendem levar as crianças para viajar e 8% ainda não decidiram o que fazer na data.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica a importância do dia comemorativo para alavancar a situação financeira das empresas. “Esta é uma data importante para os setores do comércio e serviços, tendo uma diversificação de segmentos que serão impactados positivamente, como é possível verificar nos presentes apontados na pesquisa, indo desde brinquedos a viagens”. A lojas do centro da cidade foram apontadas por 70% das pessoas entrevistadas como o principal local onde os consumidores pretendem fazer as compras, revelou a Fecomércio.
Esse aquecimento na economia local também apareceu na pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). Das 200 pessoas entrevistadas nos principais eixos comerciais de Cuiabá, 81%,8 vão comprar o presente dos Dia das Crianças atendendo o desejo dos pequenos. Em relação à prestação de serviços, a maioria das pessoas que participaram do levantamento da CDL Cuiabá disse que as crianças irão brincar/passear no shopping (40, 8%); outras opções serão passeios em parques (38%), ir ao cinema (6,1%) e 14 % optaram por outras alternativas de diversão.
Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, o que permite esse otimismo é que o Dia das Crianças tem ficado nos últimos anos no ‘top 3’ das datas comemorativas em vendas para o varejo brasileiro, perdendo apenas para Natal e Dia das Mães.
“Trata-se de uma data emotiva com uma quantidade média de presentes superior que as demais datas, neste ano com média de 4. Além disso, apesar de brinquedos serem os principais itens comercializados, essa data também é bem democrática com uma boa variedade que favorece várias atividades econômicas a faturarem bem nesse período. É um ano ainda com alguns altos e baixos, porém, diante dos dados apresentados pela pesquisa, a expectativa é de crescimento acima de 4% quando comparado com o ano de 2022”, pontuou Granja.
(HNT)