Compromissos nos atrelam a algo e nos impulsionam ao trajeto de seu cumprimento.
Nem sempre estamos dispostos a fazer compromissos, pois todo compromisso gera uma responsabilidade que nos atrela uns aos outros.
Contudo, inevitavelmente, os compromissos farão parte da nossa vida, no relacionamento com as pessoas próximas a nós e até com aquelas que são distantes. Não tem como fugirmos desta responsabilidade.
Assumir um compromisso, ou firmar um compromisso, está relacionado com a nossa autorresponsabilidade enquanto indivíduos que vivem em uma sociedade.
Leia Também:
– Lançamento do novo livro: Ansiedade – Como gerenciar e superar os pensamentos sabotadores
– Como manter a motivação nos estudos?
– Sofra as penalidades
– Será que existe sorte?
– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística
– Vale a pena ficar na zona de conforto?
– Como melhorar a concentração?
– Série Governantes: Faça a sua parte!
-Trabalho remoto com Alta Performance
-A possibilidade da reconstrução
-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação
-O que você quer que eu lhe faça?
Então, para que haja um compromisso com o outro, o primeiro passo é assumir o compromisso conosco mesmo. Se nos compromissamos, o resultado será satisfatório. Por outro lado, se não assumirmos um compromisso genuíno conosco, é provável que não levaremos a sério o pacto firmado.
É necessário que sejamos honestos e transparentes com as nossas ações e atitudes, a fim de que nossos compromissos tragam resultados positivos para nós e todas as partes envolvidas.
Ninguém pode estabelecer um compromisso por você. Não importa a idade que você tenha hoje, saiba que a responsabilidade é única e exclusivamente sua, de assinar um compromisso consigo mesmo.
Se a sua dificuldade é financeira, isto é, se você é um indivíduo que gasta além do que recebe, é provável que você terá muitas dificuldades para viver de forma tranquila e com paz, uma vez que os cobradores sempre rodearão a sua vida. Nessa situação, é indispensável que você firme um compromisso consigo mesmo, mantendo o foco e o autocontrole de sua vida.
Somente haverá autocontrole dos seus assuntos que não são dominados por você se houver assunção de compromissos reais consigo mesmo. Como fazer isso? Colocando na sua mente, e em todos os momentos da sua vida, que você possui um compromisso de não gastar, não importa a tentação que esteja sofrendo. Você deve anotar, de modo a lembrar do pacto, com exceção das despesas indispensáveis para sua sobrevivência e a de sua família.
Vale ressaltar que esse compromisso deve ser firmado por uma decisão sincera e de forma antecipada, uma vez que todas as vezes que você estiver em situações tentadoras, como no exemplo, para gastar além do necessário, você possa se lembrar do compromisso já firmado.
Mesmo que você tenha dificuldade de firmar compromissos, não há outro caminho a não ser o de construir, primeiramente, compromissos consigo mesmo e, depois, com outros.
*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”; “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”.
INSTAGRAM: @francisneyliberato
CONTATO: fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481
SITE: www.francisney.com.br