Reforço do Fluminense, Fábio chegou ao clube compartilhando um sonho em comum com o clube: conquistar o título inédito da Copa Libertadores da América. Assim como o Tricolor, o experiente goleiro de 41 anos disputou uma vez a final do torneio, mas foi vice-campeão em 2009 pelo Cruzeiro. Em entrevista à “FluTV”, ele demonstrou otimismo em mudar a história em 2022:
– Está na hora. Acho que todos nós temos esse objetivo, esse sonho. Ficou muito próximo, tanto para o Fluminense um ano antes, e eu no ano seguinte. É muito bom você chegar em condição de disputar a final, e o mais importante ainda se concretizar com o título. Então esse é o grande objetivo, e nós temos essa possibilidade real hoje. Esperamos colocar em prática dentro do campo, mostrando isso para o nosso torcedor, jogo a jogo, passando toda a gana de querer vencer, de querer alcançar esse objetivo que é a Libertadores. Mas não só a Libertadores, tudo o que a gente disputar pela frente.
O Fluminense disputou o título da Libertadores em 2008, mas perdeu para a LDU nos pênaltis após ser derrotado por 4 a 2 no Equador e vencer por 3 a 1 no Maracanã. Já Fábio chegou à decisão no ano seguinte com o Cruzeiro, que arrancou um empate por 0 a 0 com o Estudiantes na Argentina, mas depois perdeu por 2 a 1 no Mineirão.
Fábio tem longa experiência de Libertadores, tendo disputado oito edições pelo Cruzeiro. Ele inclusive teve o seu retorno à competição em 2022 exaltado pelo perfil oficial do torneio nas redes sociais (veja acima). O goleiro também tem currículo vitorioso no Brasil, com dois títulos do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), três da Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018), além de sete Campeonatos Mineiros (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
Em 2021, o Fluminense voltou a disputar a Libertadores depois de oito anos longe da principal competição da América do Sul. E chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Barcelona de Guayaquil, do Equador. Em 2022, o Tricolor se classificou novamente para o torneio, mas na fase Pré-Libertadores. Para chegar à fase de grupos, terá que passar por dois mata-mata. O primeiro deles será contra o Millonarios: o primeiro jogo será no dia 22 de fevereiro, na Colômbia, e a volta está marcada para 1º de março, em São Januário – o Maracanã está fechado para reforma do gramado. (GE)