O deputado estadual Fabio Tardin “Fabinho” (PSB), apresentou na sessão plenária da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 1386/2023, que visa criar o Observatório de Combate à Discriminação e ao Preconceito no Esporte Mato-grossense.
De acordo com o parlamentar, a proposta tem por finalidade promover a integração entre os órgãos envolvidos no processo de denúncia, investigação e julgamento dos casos no Estado.
“O projeto busca também promover a conscientização da sociedade sobre a importância de prevenir e combater atos de discriminação e preconceito no esporte, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Fabinho.
Na conclusão do PL, a proposta destaca os casos de preconceito e discriminação no Brasil, assim como os sofridos pelo jogador Vinicius Júnior reiteradamente na Espanha. “O último episódio de racismo contra o jogador ocorreu durante a partida do Real Madrid contra o Valencia, no dia 21/05, onde torcedores adversários chamavam-no de macaco desde a chegada do ônibus no estádio. Em suas redes sociais, o jogador fez duras críticas à Liga Espanhola e seus representantes pela falta de medidas no combate aos crimes de ódio”, finaliza o texto do PL.