Exposição da Soea (ExpoSoea) 2019, realizada durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em Palmas (TO), reuniu profissionais e estudantes das áreas tecnológicas, que conheceram um pouco dos 27 estados, apresentados nos estandes espalhados pela feira, entre eles, o estande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais de Creas(Mútua).
O presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente, disse que o estande do Crea-MT deste ano destaca a diversidade do estado de Mato Grosso e da capital Cuiabana por meio de imagens que representam a fauna, cultura, o agronegócio e a engenharia e a paisagem urbana de Cuiabá.
“ Além da apresentação dos trabalhos das duas Câmaras Setoriais Temáticas (CSTs). A CST em Favor da Engenharia e Desenvolvimento Logístico de Mato Grosso e a CST para estabelecer a Estratégia da Agronomia e da Engenharia para o Crescimento Sustentável do Estado de Mato Grosso. “A nossa gerencia de Obras e Projetos está expondo o funcionamento da plataforma BIM, que é um processo que começa com a criação de um modelo 3D inteligente que permite o gerenciamento, coordenação e simulação de documentos durante todo ciclo de vida de um projeto, ou seja, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção”, detalhou o presidente do Crea-MT.
A engenheira civil Sônia Josete Ribeiro, gerente de Projetos e obras (Gepro) do Regional Mato-grossense explicou que o setor desenvolve trabalhos de elaboração de projetos, orçamentos, maquetes eletrônicas e a fiscalização e acompanhamento de obras, que demandam a utilização de diversas ferramentas de desenho, ilustração, modelagem, e qualificação, sendo empregadas nessa plataforma. Dessa forma, o Conselho pretende dar continuidade na utilização da metodologia BIM, abrindo espaço para que outros órgãos possam participar da Alta de Registro de Preço Participe em andamento.A ExpoSoea foi aberta pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, pelo presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, e pelo presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia. E ainda lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. A feira funciona de 16 a 19 de setembro, das 11h às 19h. Nos estandes estão sendo expostos cartilhas educativas, folders, vídeos institucionais, além de iguarias típicas regionais.
Confira a expectativa dos participantes que vão acompanhar a 76ª Soea até quinta-feira (19):Entre os cerca de 3.000 participantes da 76ª Soea, as expectativas em relação ao conteúdo programático são as mais diversificadas possíveis, e não poderia ser diferente, uma vez que esse público se compõe de lideranças nacionais e regionais que sustentam interesses na Engenharia e na Agronomia bastante heterogêneos.
No ponto de vista da engenheira civil Célia Paiva e conselheira do Crea Mato Grosso, a Soea é uma ótima oportunidade para a interação entre os profissionais, para a troca de ideias e a absorção de conhecimento técnico. “Estou ansiosa, porque a programação abrange todas as áreas do interesse tecnológico e foi muito bem definida”, destacou a engenheira civil.
Já Rosidelma Guimarães, engenheira sanitarista há 22 anos, compartilha da mesma opinião. “É muito importante essa troca de experiências entre os participantes, pois podemos observar o que está sendo feito de melhor nas suas regiões”, comentou a atual diretora da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, que já participou de algumas Semanas de Engenharia e disse esperar que “este encontro tecnologia e Engenharia possa promover políticas com o objetivo de propor melhorias”, destacou a sanitarista.