Após apresentação do sistema do Plenário Virtual, por meio de videoconferência realizada nesta semana, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) cedeu o software à Corte de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). A troca de experiências e a disponibilização de sistemas já implantados em Mato Grosso às Cortes de Contas de todo país, faz parte do compromisso assumido pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, junto com o secretário de Tecnologia da Informação, Mateus Dias Marçal.
A videoconferência, mediada pela assistente técnica de Suporte e Segurança da Informação do TCE-MT, Giulla Cabriotti, foi realizada a pedido da Presidência e da Vice-presidência do TCE de Minas Gerais, que têm interesse no sistema da Corte de Contas mato-grossense, que obteve certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O selo de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 foi concedido a partir de maio de 2013.
Desde a implementação, em 2012, já foram julgados mais de três mil processos nas sessões plenárias virtuais. Foram 400 processos referentes à esfera dos municípios e 2,1 mil itens que dizem respeito à administração estadual. A principal finalidade é dar celeridade aos julgamentos, a fim de tornar a prestação do serviço público mais eficiente e econômica, já que a adoção do Plenário Virtual resulta em economia de papel e de custos com postagem.
Participaram da videoconferência, a assessora do chefe de gabinete da Presidência e o assessor da vice-presidência do TCE de Minas Gerais, Luiza Amâncio Ferreira Duarte e Paulo Henrique Figueiredo, respectivamente.
Clique para saber como funciona o Plenário Virtual |