A segunda edição da Expominério 2024 será apresentada nesta sexta-feira (25.10), durante o evento Comunicação e Mineração, organizado pelo Grupo de Trabalho da Mineração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na sala 202 da Casa de Leis, a partir das 14h. Considerado o maior evento da mineração da região Centro-Oeste, a Expominério e será realizada de 7 a 9 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O grupo de trabalho da mineração na ALMT é coordenado por Taís Costa. O evento vai abordar a comunicação e a mineração em Mato Grosso. Para se ter uma ideia da potência do Estado, em 2022 Mato Grosso produziu R$ 6,8 bilhões em minérios, o 6º maior produtor do país. Ouro, calcário, manganês, água mineral, estanho, diamante, agregados de construção civil (areia, brita) e zinco são os minérios mais explorados no Estado. Contudo, cerca de 80% da produção mato-grossense é de ouro e calcário.
Durante os três dias da Expominério 2024 são esperadas mais de 5 mil pessoas entre empresários do setor, profissionais do ramo no evento que terá palestras, exposições de máquinas e equipamentos, apresentação de tecnologias e oportunidades de networking.
A visitação à feira é gratuita para a população, contudo, o acesso às palestras e aos minicursos voltados aos profissionais da área da mineração tem o valor de R$ 100. Estudantes têm descontos de 50%. Os interessados devem se inscrever pelo site expominerio.com.br
Patrocinadores e apoiadores do evento
A Expominério 2024 conta com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.
O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.
(BS COMUNICAÇÃO | Assessoria de Imprensa Expominério 2024)