Não conseguiu se controlar diante das ceias de Natal e réveillon, além de todas as celebrações de fim de ano? Para não começar o ano já brigando com a balança, nutricionistas contam quais alimentos que devem ser priorizados após os excessos desta época. São dicas de desintoxicação para recuperar o bem-estar, regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. A pedido do EGO,  a nutricionista Andrea Santa Rosa, que atende famosas como Juliana Paes e Cleo Pires – e é mulher do ator Márcio Garcia – também formulou um cardápio de uma semana para quem quer começar o ano de forma saudável.

“Não tem segredo. Será preciso abrir mão de algumas coisas para não jogar no lixo tudo o que foi conquistado ao longo do ano anterior. A dieta detox pode ser uma ferramenta para tentar compensar os exageros, assim como o aumento no volume dos exercícios”, diz a nutricionista Marina Capella, da clínica Dicorp.

Dieta Detox (Foto: Getty Images)Após os excessos de fim de ano, o ideal é evitar
alimentos industrializados

A dieta detox nada mais é do que uma técnica de nutrição funcional que estimula a saída de toxinas do organismo. “Ela tem ação antiinflamatoria, ajuda a regularizar o intestino e o sono, além de contribuir para o bem-estar físico e mental”, comenta a nutricionista Marcela Frias.

Mesmo com uma alimentação balanceada, não estamos livres dos conservantes, corantes, aditivos, agrotóxicos, hormônios e até antibióticos de alguns alimentos.

Há vários tipos de desintoxicação. A tradicional é sem lactose, glúten e proteína animal – isto é, sem leite e derivados.

“O primeiro passo é retirar completamente do cardápio os produtos industrializados, refinados e ricos em sal, açúcar e gorduras ruins, além das bebidas alcoólicas. Devemos substituir por alimentos repletos de fibras e substâncias antioxidantes, como frutas e verduras. Carnes brancas, sementes de linhaça, gergelim, chia, grãos, além de carboidratos integrais, também são bem-vindos nessa fase. A hidratação é fundamental. O ideal é beber 2,5 litros por dia, além de chás e sucos naturais”, diz Mila Moraes, nutricionista da clínica Goa Health Club.

Atenção
O ideal é fazer a desintoxicação por um período determinado. A longo prazo, o indicado é a reeducação alimentar. A densidade calórica das dietas detox é abaixo das necessidades do organismo, e feita de maneira incorreta pode causar mal- estar. Durante o período de desintoxicação também não é recomendável a prática de atividades físicas.

Confira alguns alimentos detox para incluir no cardápio:

Frutas vermelhas – Morango, framboesa, amora, mirtilo. São frutas pouco calóricas e ricas em flavonoides, antioxidantes que melhoram o processo de detoxificação. Para os dias de calor, prepare um suco rosa ou um smothie congelando essas frutinhas.

Maçã – Fonte de quercetina, um potente anti-inflamatório natural, ótima para aliviar a retenção de líquidos. Além disso, possui muitas fibras, que geram saciedade, segurando a fome por mais tempo. Dica: prepare a fruta cozida com canela de sobremesa ou bata com suco verde no desjejum.

Couve – Rica em clorofila, que limpa o fígado, o metabolizador de tudo que entra no corpo – incluindo drinques e medicamentos. Inclua em sucos, principalmente em jejum, para agir melhor.

Chá verde – Contém catequinas diuréticas, que facilitam a saída de toxinas do corpo, e é termogênico – isto é, acelera o metabolismo e a queima calórica corporal, facilitando o emagrecimento.

Oleaginosas (castanhas) – Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Consuma castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs e nozes.

Água de coco – É responsável pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantém a pele com aspecto bem cuidado.