Um a um, o Santa Cruz conseguiu todos os objetivos planejados até o momento para a temporada. O clube está classificado com antecipação às semifinais do Campeonato Pernambucano. Também se garantiu nas quartas de final da Copa do Nordeste. Já na Copa do Brasil, bateu a meta avançar ao passar do primeiro rival. Na sequência, só caiu no segundo embate em uma disputa de pênaltis contra o Atlético-GO, time que hoje está na Série A.

À frente do vitorioso Santa Cruz, está o técnico Itamar Schulle que comandou o Cuiabá por três temporadas e conduziu o Dourado à ascensão à Série B após um trabalho inesquecível em Mato Grosso. Até hoje, Schulle conta com a gratidão da torcida e da diretoria do Auri-Verde. Ele deixou o clube após uma série de resultados negativos na Série B de 2019. Na sequência, foi para o Vila Nova (GO), onde não conseguiu livrar a equipe goiana do rebaixamento para a Série C. Finalmente nesta temporada, ele se reencontrou com o sucesso à frente do Santa Cruz, time que eliminou o Operário (VG) da Copa do Brasil.

O acúmulo de êxitos do Tricolor surpreende para um grupo que precisou ser reconstruído neste ano e que tem como principal missão encarar novamente a Série C do Brasileiro. Pelo menos, os indícios se mostram promissores. Até o momento, a equipe de Itamar Schülle disputou 19 jogos e tem 70,1% de aproveitamento, com 12 vitórias, quatro empates e três derrotas.

Nem mesmo a longa pausa no calendário provocada pelo avanço do novo coronavírus parece não ter tolhido o ritmo do time, que acumula dois triunfos após o retorno das partidas. Já em um recorte mais amplo, o Tricolor vem de uma sequência de apenas uma derrota nos últimos 12 confrontos em que foi a campo.

Essa campanha registrada pelo time do técnico Itamar Schülle já é melhor do Santa Cruz desde 2011 (veja comparativo mais abaixo), que foi marcado como uma temporada de reconstrução do clube. Na ocasião, nos primeiros 19 confrontos, o Mais Querido conseguiu um aproveitamento de 71,9% – fruto de 13 vitórias, dois empates e quatro derrotas em jogos de competições oficiais.

Mais do que os números, neste ano sob o comando de Zé Teodoro, a equipe iniciou a caminhada para um tricampeonato estadual em cima do rival Sport e ainda se livrou do porão do futebol brasileiro após três anos disputando a Série D. Na ocasião, por sinal, subiu de divisão com uma média de público de 40 mil pessoas, a melhor do país na ocasião.

Comparativo de jogos entre 2020 e 2011

Ainda que os números de 2011 seja levemente superiores, na temporada atual, o Santa Cruz teve um caminho mais duro a ser percorrido, atuando por três diferentes competições e enfrentando adversários de divisões superiores.

Em 2020, de todas as derrotas que sofreu, por sinal, foram para adversários que estavam acima no Campeonato Brasileiro: CRB (Série B), Fortaleza e Sport (Série A), em confrontos válidos no Nordestão. Contra o Atlético-GO, pela Copa do Brasil, o clube empatou em 1 a 1 e só foi eliminado nos pênaltis (para o levantamento, o resultado considerado foi do tempo normal).

Em 2011, por outro lado, o Tricolor, nos 19 primeiros confrontos do ano, teve dez partidas pelo Campeonato Pernambucano e apenas uma pela Copa do Brasil.

19 jogos iniciais do Santa Cruz em 2011

JogoCompetição
Vitória 0 x 3 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 2 x 1 YpirangaEstadual
Santa Cruz 3 x 1 América-PEEstadual
Araripina 0 x 1 Santa CruzEstadual
Salgueiro 0 x 1 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 2 x 1 PetrolinaEstadual
Náutico 3 x 1 Santa CruzEstadual
Porto 3 x 1 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 2 x 0 SportEstadual
Santa Cruz 3 x 0 CentralEstadual
Cabense 2 x 2 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 3 x 1 CabenseEstadual
Central 0 x 1 Santa CruzEstadual
Corinthians 1 x 4 Santa CruzCopa do Brasil
Santa Cruz 0 x 1 AraripinaEstadual
Petrolina 0 x 3 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 2 x 0 SalgueiroEstadual
Santa Cruz 3 x 3 NáuticoEstadual
América-PE 1 x 2 Santa CruzEstadual

19 jogos iniciais do Santa Cruz em 2020

JogoCompetição
Santa Cruz 3 x 0 PetrolinaEstadual
Retrô 1 x 2 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 0 x 0 BahiaEstadual
CRB 1 x 0 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 1 x 0 VitóriaEstadual
CEOV Operário 0 x 0 Santa CruzCopa do Brasil
Fortaleza 3 x 0 Santa CruzCopa do Nordeste
Santa Cruz 2 x 1 SalgueiroEstadual
Santa Cruz 1 x 0 ABCCopa do Nordeste
Central 0 x 0 Santa CruzEstadual
Afogados 0 x 2 Santa CruzEstadual
Santa Cruz 3 x 1 Frei PaulistanoCopa do Nordeste
Santa Cruz 2 x 0 NáuticoEstadual
Atlético-GO 1 (4) x 1 (3) Santa CruzCopa do Brasil
Sport 1 x 0 Santa CruzCopa do Nordeste
Santa Cruz 3 x 0 Botafogo-PBCopa do Nordeste
Santa Cruz 2 x 1 DecisãoEstadual
Sport 1 x 2 Santa CruzEstadual
River-PI 0 x 1 Santa CruzCopa do Nordeste

Novo desafio eliminatório

Histórico à parte e após bater o River-PI na última quarta-feira e avançar na Copa do Nordeste, o Tricolor tem um novo desafio neste sábado diante do Confiança, nas quartas de final da Copa do Nordeste. É jogo único e eliminatório. Com isso, o técnico Itamar Schülle não baixa a guarda e descarta qualquer sinal de favoritismo.

Copa do Nordeste: Sport e Santa Cruz avançam para quartas de final e Náutico é eliminado

– Você não pode olhar a cor da camisa. Se você olhar assim, tinham camisas muito fortes e que ficaram de fora. O favoritismo é para ser olhado dentro de campo. Você, dentro do campo, estar concentrado, determinado. (Globo Esporte)