O ex-deputado estadual de Mato Grosso, Antônio Francisco Monteiro da Silva, morreu aos 77 anos, neste sábado (20), internado em um hospital de São Paulo onde se recuperava de uma cirurgia na coluna.
Conhecido como Chico Monteiro, ele foi parlamentar por dois mandatos em 1983 a 1986, e de 1987 a 1990.
Ele também foi prefeito da própria terra natal, em Nossa Senhora do Livramento, em 1993 a 1996, e chegou a ser secretário municipal de Cuiabá na gestão do então prefeito Gustavo Arruda, em 1980. Monteiro também participou da elaboração da atual Constituição de Mato Grosso, promulgada em 1989.
Além disso, Chico foi secretário de Assuntos Estratégicos do governo de Jaime Campos, em 1991 a 1992. Anos mais tarde, ele se tornou técnico de apoio legislativo na Assembleia Legislativa do estado, onde trabalhava atualmente.
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaína Riva (MDB), decretou luto oficial de três dias. Nas redes sociais, ela lamentou a perda do amigo.
“É com pesar que recebo a notícia do falecimento deste grande homem e servidor impecável da Assembleia, Dr. Francisco Monteiro. Que Jesus conforte a sua família e o receba em seus braços. A ALMT decreta luto oficial pela sua passagem”, afirmou.
O governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil), prestou condolências à família de Monteiro.
“É uma grande perda para o nosso estado. Francisco Monteiro teve importante atuação na política de Mato Grosso. Eu e a primeira-dama Virginia Mendes estamos em oração por seus familiares para que Deus dê forças à família nesse momento tão doloroso”, lamentou.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, também lamentaram o falecimento de Chico em nota oficial.
“Meus sentimentos à família e amigos. Externo o meu agradecimento por toda a contribuição prestada por nosso estado, por nossa gente. Que o Senhor Bom Jesus de Cuiabá conforte o coração da família”, declarou.
De acordo com a Assembleia Legislativa, o seu corpo está sendo transladado para a Capital para ser velado. Ainda não há confirmação do local do velório e do sepultamento.