A deputada federal Rosa Neide (PT), demostrou grande preocupação com o futuro da educação e dos estudantes por conta da pandemia do covid-19. Ainda não há previsão de quando esses profissionais serão vacinados e a desigualdade social afasta ainda mais o aluno das aulas on-line.
“Temos cerca de 30% dos alunos que simplesmente não acompanharam as aulas on-line ou acompanharam via apostila. Essa situação me preocupa pois há percas podem ser irreparáveis”.
Rosa Neide ressalta que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,5 bilhão de estudantes foram afetados pelo fechamento das escolas no mundo todo, e que quanto mais tempo os alunos ficarem fora das escolas, mais chances têm de abandoná-las.
“Se queremos um retorno seguro às aulas, nos parece coerente que tais profissionais da educação sejam considerados entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização e seus desdobramentos nos entes federativos. Necessário promover amplo diálogo e cooperação federativa para que os gestores das três esferas, da saúde e educação, adotem medidas urgentes de vacinação”, argumenta a deputada.
A deputada também questionou o fato de ainda não existir um plano de vacinação contra covid-19 no país. “O governo não tem um plano de vacinação em massa e as mortes aumentam a cada dia”, comentou.