Aberta neste sábado (07) com o confronto entre Mixto e Poconé, a oitava rodada do Campeonato Mato-grossense de Futebol será complementada neste domingo (08), com mais quatro jogos. No primeiro jogo do dia, o Operário (CEOV), recebe o Luverdense às 10 horas no estádio Dito Souza, em Várzea Grande. A partida é decisiva para o time de Lucas do Rio Verde, que está com apenas 5 pontos e ameaçado do rebaixamento. Já o Tricolor, com 12 pontos na quarta colocação, joga para melhorar sua posição na tabela.
A principal atração da rodada deste domingo será o confronto entre os dois melhores times da competição, conforme a tabela. Líder do Estadual com 17 pontos, o Cuiabá recebe o vice-líder União (15 pontos) na Arena Pantanal às 15 horas e tem a chance de garantir a classificação em primeiro lugar por antecipação. Se vencer, o Cuiabá abrirá cinco pontos para o União e não poderá ser mais ultrapassado na liderança.
O time do Dourado, comandado pelo técnico Marcelo Chamusca terá o desfalque do zagueiro Hélder Maciel, que foi expulso na última rodada, diante do Poconé e terá que cumprir suspensão automática. Já o União deve ter time completo nesse duelo.
Em 17 anos de confrontos, as equipes já somam 41 jogos oficiais, a maior parte pelo Estadual, mas também pela Série C do Brasileiro 2004 e também jogos pela Copa FMF. Segundo dados do pesquisador Sérgio Santos, o Dourado leva vantagem, com 16 vitórias. Já houve 16 empates e nove triunfos do time de Rondonópolis. O Cuiabá está na frente também nos gols. Marcou 57 e sofreu 38.
O último jogo pelo Campeonato Mato-grossense aconteceu no dia 20 de março do ano passado, com vitória do Cuiabá, por 3 a 0, no Luthero Lopes.
Outros jogos
Mais duas partidas complementam a rodada neste domingo. Na cidade de Barra do Garças, o Araguaia enfrenta o Dom Bosco às 15h30. Esse confronto vale muito para o time da casa que precisa vencer para continuar lutando contra o rebaixamento. Se empatar, a equipe já estará automaticamente rebaixada. Até agora, o Araguaia não somou nenhum ponto na competição e terá que vencer seus dois últimos jogos e ainda torcer por tropeços de Mixto e Luverdense.
Fechando a rodada, o jovem time do Nova Mutum recebe o Sinop, no mesmo horário, no estádio Valdir Wons. As duas equipes já estão classificadas e não correm mais risco de rebaixamento. A briga é no sentido de melhorar a posição na tabela e adquirir vantagem para o ‘mata-mata’.