A implantação de novos mecanismos de segurança está entre os serviços executados na obra de reforma da Estação Bispo Dom José. Construída pela gestão Emanuel Pinheiro, a estrutura foi alvo de diversos furtos de equipamentos, desde sua entrega, prejudicando o funcionamento e atendimento da população que utiliza o transporte público.
Agora, além de câmeras de monitoramento distribuídas nos dois módulos, a estação conta ainda com cerca concertina, reforço nas portas de acesso, vidros temperados, e vigilante no período noturno. A reforma foi realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria de Serviços (Limpurb), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
“Somado a isso, firmamos uma parceria com a Secretaria de Ordem Pública, para que os policiais da jornada voluntária façam rondas periódicas nas estações. Foram vários furtos de televisores e cabeamentos, depredação de portas e teto. Isso, causou prejuízos financeiros e também prejudicou diretamente o cidadão”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Junto com o avanço na segurança, a reforma da Estação Bispo Dom José possibilitou a execução de serviços que garantem maior conforto e dignidade à população. Como parte da obra, a Limpurb promoveu, por exemplo, a instalação de 11 novos ares-condicionados e 10 cortinas de ar, visando melhorar a temperatura do ambiente.
Foram realizadas ainda ações de pintura interna e externa, instalação de novo cabeamento, iluminação, câmeras de segurança, vidros, piso tátil, televisores, bancos e lixeiras. O trabalho faz parte de um planejamento voltado para as estações, terminais e abrigos de contêineres do transporte público da Capital.
Além da Bispo Dom José, esse tipo de intervenção já alcançou os abrigos de contêineres instalados em frente ao Pantanal Shopping, na Rodoviária de Cuiabá, na Praça Emanuel Pinheiro (Coxipó) e no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Neste momento, o Terminal Urbano do CPA I também passa por revitalização.