Todo mundo já ouviu a máxima “Terra, planeta água” e não é para menos. Isso porque, a maior parte da superfície do nosso planeta é coberta por água, no entanto, a sua maioria não é potável, mas sim salgada. E algum momento você já parou para pensar por qual motivo a água do mar é salgada?
Explicando de uma maneira simples, o oceano funciona como uma panela de sopa enorme que tem dentro uma mistura de ingredientes bastante rica que foram sendo colocados durante bilhões de anos. No caso do sal, presente nele, não é o mesmo que se vê na cozinha. Na realidade, ele é uma mistura de vários minerais e elementos que dão ao oceano seu característico sabor salgado.
Motivo da água ser salgada
Sabendo que o oceano é essa sopa de ingredientes, vêm a dúvida de como eles acabaram dentro da água. Nesse ponto é preciso pensar que, sempre que chove, a água anda pelo solo e reúne uma grande mistura de minerais do solo e das rochas. Ela então vai para os rios e depois chega finalmente nos oceanos e entrega a salinidade. Todo esse processo é chamado de intemperismo e acontece há décadas.
Contudo, essa não é a única maneira pela qual o oceano consegue seu sal. Os vulcões também tem parte nisso. Pode parecer estranho, mas quando os vulcões submarinos entram em erupção, eles expelem várias e diferentes substâncias químicas, dentre elas, o cloro e o enxofre. A combinação deles com outros elementos, como o sódio vindo do intemperismo, acaba formando sais. O que também é um fator que faz com que a água do mar seja salgada.
Mas se todos esses processos acontecem há décadas, por que o mar não fica mais salgado com o tempo? Isso se deve a alguns mecanismos que equilibram essa salinidade. Por exemplo, parte desse sal fica preso em sedimentos no fundo dos oceanos, alguns são usados pelas criaturas marinhas, e alguns voltam para a terra pela maresia.
Além disso, quando o oceano congela nos polos do planeta, ele deixa para trás uma grande quantidade do sal. O que também controla ainda mais a salinidade como um todo.
E mesmo com o sal vindo de tantas formas e jeitos para os oceanos, as pessoas sentem apenas o goto do cloreto de sódio, que é o sal de cozinha comum. Como isso é possível? Isso acontece porque por mais que existam vários tipos de sais no oceano, o mais comum é o cloreto de sódio, sendo equivalente a aproximadamente 85% de todos os presentes. Por conta disso que ele é o sabor que as pessoas sentem.
Mar mais salgado
Dentre todos os mares da Terra existe um que é o mais salgado de todos. Ele é o Mar Morto. Esse local fica entre as fronteiras de Israel, Palestina e Jordânia, e é um destino turístico bastante procurado. O que atrai tantas pessoas, além da sua localização incomum, é a salinidade da sua água.
Para se ter uma ideia, a concentração de sal no Mar Morto é aproximadamente 34%. Isso faz com que ele seja 10 vezes mais salgado do que a média de qualquer outro oceano no planeta.
E por que o Mar Morto tem mais sal do que os outros? Isso acontece por conta da sua localização única, que está preso em uma bacia endorreica. Isso quer dizer que ele não tem saída para sua água esvaziar. Então, no passar de milhões de anos, ele é um ponto de coleta de sais e minerais que são levados pelos rios. O que resultou nele se tornar esse depósito de sal gigante.
Contudo, um fato interessante é que o Mar Morto, teoricamente, não é um mar, mas sim um lago endorreico vasto. Então, se o levado em consideração for realmente o que é mar, o título de mais salgado do mundo vai para o Mar Vermelho. Ele tem uma taxa de salinidade de aproximadamente de 42-46 gramas por litro.