A mudança de escola é uma etapa inevitável na vida de uma criança. Seja por mudança de cidade, bairro ou até mesmo devido a uma nova etapa de ensino, é importante que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos e os auxiliem em qualquer dificuldade ou sinal de resistência na nova fase.
Psicopedagoga em Cuiabá há quase quatro décadas e a frente do Educandário Jardim das Goiabeiras, em Cuiabá, Ivete Barros dá algumas dicas e afirma que, trabalhando de forma conjunta, escola e família podem amenizar a ansiedade e medo dos pequenos.
“Em primeiro lugar, é importante que os pais ou responsáveis conheçam o ambiente escolar e também quem serão os professores de seus filhos, para entender se há empatia com esse possível espaço e qualidades que os pais acreditem ser importantes. Depois, quando houver a definição do local, observar a criança e seu comportamento perante o novo é fundamental”, afirma.
Observar, aliás, é o primeiro passo para poder agir, conforme a especialista. “É importante manter sempre o diálogo com os filhos, saber quais são seus medos, aflições, e explicar que é natural que alguns sentimentos aconteçam. Por isso, é importante uma conexão com os professores e a direção de uma instituição de ensino. Muitas escolas, aliás, têm projetos de adaptação e acolhimento de novos alunos”, destaca.
Outra dica importante, segundo Ivete, é que os pais sejam o porto seguro de seus filhos e passem confiança para eles. “Os adultos devem mostrar que é normal ter sentimentos diferentes neste momento de transição. Mas é isso: um momento e um processo transitório. Não há nada a temer”, pontua.
A psicopedagoga alerta, no entanto, que se os sentimentos de ansiedade, medo ou tristeza permanecerem por muito tempo, além de falar com a escola, talvez seja a hora de buscar psicólogos especializados nesta área. “Em alguns casos é possível voltar para a escola anterior, mas em outros tantos, como mudança de cidade ou bairro, essa opção é inexistente. Assim, talvez seja a hora de encontrar alguém com capacidade técnica para auxiliar não apenas os pequenos, mas também os pais”, conclui.
O EDUCANDÁRIO – Além de ofertar o Sistema Maxi de Ensino, o Complexo Educandário Jardim das Goiabeiras também apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório e sala para filmes/descanso.
A escola conta com uma equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, psicóloga, nutricionista, enfermeira, bióloga, auxiliares – bem como professores de língua inglesa, de balé, de artes e de música, educação física e pilates.
O Educandário Jardim das Goiabeiras atende alunos de quatro meses a seis anos e está localizado na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá. A novidade para 2020 também será atendimento de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. As matrículas já estão abertas. Mais informações pelo telefone (65) 99976-9516.