Na melhor atuação de uma seleção neste começo de Copa do Mundo, a Espanha dominou e goleou a Costa Rica por 7 a 0, nesta quarta-feira, no Al Thumama. Assim, com gols de Ferrán Torres, duas vezes, Olmo, Asensio, Gavi, Soler e Morata, os espanhóis conseguiram os três pontos e saíram na frente na disputa do Grupo E, impondo respeito na chave que ainda tem a Alemanha e o Japão.
Na próxima rodada, no domingo, a Espanha tem o importante confronto contra a Alemanha, às 16h (de Brasília), no Al Bayt. Assim, com os resultados a primeira rodada, os espanhóis podem praticamente eliminar os alemães. Um pouco mais cedo, às 7h, a Costa Rica encara o Japão, no Ahmad Bin Ali.
Se existia alguma dúvida sobre a seleção da Espanha para a Copa do Mundo do Qatar, o time de Luis Enrique tratou de mostrar todo o seu potencial desde os primeiros minutos. Desde o começo da partida, os espanhóis pressionaram a Costa Rica. Antes dos 8′, o time europeu já havia chegado com muito perigo duas vezes. Em seguida, aos 10′, não desperdiçaram. Após bela troca de passes, Dani Olmo recebeu na área, girou e mandou para as redes.
Depois de abrir o placar, a Espanha continuou em cima e ampliou aos 20′, com Asensio aproveitando cruzamento rasteiro de Jordi Alba. Logo depois, aos 28′, o próprio Alba foi derrubado na área e o árbitro assinalou pênalti. Assim, Ferrán Torres foi para a cobrança e fez o terceiro da Espanha.
Virou goleada
Mesmo com a vantagem no placar, a Espanha voltou do intervalo com o mesmo ímpeto e não demorou para ampliar o placar. Logo aos 8′, Ferrán Torres aproveitou uma sobra após uma finalização prensada, girou e tocou para o fundo das redes de Navas. Em seguida, Luis Enrique passou a mexer no time da Espanha pensando na sequência da Copa. No entanto, os jogadores que entraram seguiram com o mesmo ritmo e a vitória virou goleada. Primeiramente, Gavi marcou um golaço, aos 28′, em finalização de primeira. No fim, ainda deu tempo para Soler marcar aos 44′, aproveitando uma sobra. Em seguida, Morata fez um golaço após tabela com Soler e finalizou o placar em 7 a 0.
ESPANHA 7 X 0 COSTA RICA
1ª rodada do grupo E da Copa do Mundo
Data: 23/11/2022
Local: Al Thumama, Doha (QA)
ESPANHA: Simón; Azpilicueta, Laporte, Rodri e Alba (Alexi Balde, 18’/2ºT); Pedri (Soler, 12’/2ºT), Busquets (Koke, 18’/2ºT) e Gavi; Ferrán Torres (Morata, 12/2ºT), Dani Olmo e Asensio (Nico Williams, 23’/2ºT). Técnico: Luis Enrique.
COSTA RICA: Keylor Navas; Carlos Martínez (Watson, Intervalo), Fuller Calvo, Duarte e Oviedo; Tejeda, Celso Borges (Aguilera, 26’/2ºT), Bennette (Bryan Ruiz, 15’/2ºT) e Campbell; Contreras (Zamora, 15’/2ºT). Técnico: Luis Fernando Suárez.
Árbitro: Moh. Abdulla Mohammed (EAU)
Auxiliares: Mohamed Alhammadi (EAU) e Hasan Almahri (EAU)
VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)
Gols: Dani Olmo, 10’/1ºT (1-0), Asensio, 20’/1ºT (2-0), Ferrán Torres, 30’/1ºT (3-0), Ferrán Torres, 8’/2ºT (4-0), Gavi, 28’/2ºT (5-0), Soler, 44’/2ºT (6-0), Morata, 47’/2ºT (7-0)
Cartão amarelo: Camplbell e Calvo (CRC) (Jogada 10)