As equipes campeãs do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo serão definidas neste fim de semana em todo o país. Em Mato Grosso, as finais da Taça das Favelas ocorrem neste domingo (09.10), a partir das 16h, no mini estádio Basílio da Silva, no bairro Ipase, em Várzea Grande (MT).

Na categoria masculina, o título é disputado pelas seleções do Jardim Passaredo, de Cuiabá, e do Cristo Rei, de Várzea Grande. Já a decisão feminina, será entre as comunidades Novo Colorado e CPA 4, ambas de Cuiabá. As terceiras colocações, que foram definidas na semana anterior, ficaram com as equipes várzea-grandenses do bairro Mapim, no masculino, e do Cristo Rei, no feminino.

Fruto de um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a primeira edição da Taça em Mato Grosso é uma realização da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e da Central Única das Favelas (Cufa-MT). Ao todo, o evento recebeu a inscrição de 286 comunidades do Estado e, após a ‘peneirada das favelas’, foram compostas 16 seleções na categoria masculina e oito, na feminina, para as disputas.

“A Taça das Favelas é um evento importante para o Estado. Além do âmbito da valorização do esporte nas periferias, o evento é inclusivo, possibilita a revelação de novos talentos, envolve as torcidas dos bairros e ajuda na integração e formação dos jovens. Estamos felizes por contribuir para esta primeira edição em Mato Grosso. Que venham muitas outras”, enfatiza o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Jogadores e jogadoras com idade a partir de 14 anos participaram da Taça das Favelas Mato Grosso. A competição, realizada em diversos Estados do país desde 2011, já revelou nomes que se destacam no futebol nacional, como o volante Patrick de Paula (ex Palmeiras e atual Botafogo) e as jogadoras Roberta e Fernanda, do Fluminense.

Após a final estadual neste fim de semana, serão formadas as seleções de cada gênero, que representarão Mato Grosso no campeonato nacional, a ser realizado no mês de novembro, em São Paulo (SP). A Taça das Favelas Brasil, o “Favelão 2022”, contará com seleções escolhidas pelos técnicos campeões em cada edição estadual.

Com informações da Assessoria CUFA-MT