Entre os dias 29 de fevereiro e 01 de março de 2020, no Ginásio Pedro Dell Antônia, em Santo André, São Paulo, foi realizado o 38º Campeonato Brasileiro de Kendo, categorias mirim, infantil, juvenil e aspirante. E a cidade de Cuiabá esteve presente no campeonato, representada pela delegação da Associação Cuiabá de Kendo – ACK. O evento começou com exames de graduação no sábado e encerrou no domingo com as competições individuais e por equipes.

A equipe Cuiabana se preparou muito para esse campeonato, que contou com intensa dedicação dos atletas. Foram realizados treinos específicos para competição e o resultado final foi positivo. Com grande energia e muita disposição, o time cuiabano conseguiu resultados inéditos para Mato Grosso.

E essas conquistas culminaram com o bicampeonato brasileiro na
categoria Equipe Aspirante, composta de atletas com graduação até 1º Kyu.
Na Categoria Aspirantes, Cuiabá enfrentou na semifinal a equipe da Associação Cultural e Assistência MIE Kenjin do Brasil, da capital paulista. Foi a mesma equipe que fez a final em 2019 e Cuiabá se sagrou campeã.

A final desse ano foi contra a jovem e valente equipe do instituto Nipo-Brasileiro de Kendo – Seishinkan, de São Paulo. O bicampeonato é um título inédito para a Associação Cuiabá de Kendo.
Outro destaque foi o vice-campeonato na categoria Equipe Mirim, que possui atletas com idade até 10 anos. O pequeno Miguel Shoji Ishii Miqueleto, membro da equipe e com apenas 6 anos, mostrou que apesar da pouca idade, é possível lutar Kendo.

Nesse evento, ele se tornou o atleta mais jovem do estado a participar de uma competição nacional.
Além das conquistas por equipes, nas categorias individual os atletas também fizeram bonito.
Foram três medalhas de honra ao mérito, duas medalhas de terceiro lugar e uma de segundo lugar.
Para o Sensei Eduardo Luna, 4º Dan e responsável pela equipe, “o resultado é fruto de muita determinação. No Kendo, a vitória só é plena se vier acompanhada de muita dedicação, suor e esforço”.
Kendo (Caminho da espada) é a arte marcial que tem origem nas técnicas dos antigos guerreiros samurais. Utilizando armadura (bogu), espadas de bambu (Shinais) e madeira (bokuto), os praticantes (kenshis) executam movimentos com grande velocidade, que exige não só técnica apurada, como também um espírito forte.
Informações:
https://www.facebook.com/KendoCuiaba/
https://www.facebook.com/kendoUFMT/
https://instagram.com/kendocuiaba?igshid=1lzirlpnnxfp9