ROBERTO BARRETO

A enteroscopia de duplo balão é um exame endoscópico que permite avaliar todo o intestino delgado. Trata-se de um procedimento que possibilita o diagnóstico de doenças do intestino delgado, a visualização do estômago excluso na cirurgia bariátrica e também a realização de algumas intervenções terapêuticas.

O exame é realizado com a pessoa deitada e usa um tubo flexível com 2 metros, denominado enteroscópio de duplo balão, que possui, na sua extremidade, uma fonte de luz e uma câmara de vídeo capaz de transmitir imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde o exame é realizado.

O enteroscópio tem também dois balões que, depois de inflados, se fixam à superfície do intestino delgado, permitindo a sua progressão controlada e facilitando a visualização.

Na enteroscopia de duplo balão, o acesso ao intestino delgado pode ser feito através da boca ou do ânus.

Além de ser o único método disponível atualmente para avaliar em detalhe a totalidade do intestino delgado em tempo real, na enteroscopia de duplo balão é também possível realizar procedimentos terapêuticos a exemplo de biópsias e tratar lesões hemorrágicas, remover pólipos e dilatar estenoses).

A enteroscopia de duplo balão é sempre realizada sob anestesia, o que reduz significativamente o desconforto que lhe pode estar associado. Esta anestesia não implica o internamento da pessoa que poderá deixar o local pelo seu pé, pouco depois de terminado o exame. No entanto, é conveniente que o paciente esteja acompanhado.

Quando realizar a enteroscopia por duplo balão?

A decisão sobre a necessidade de realizar qualquer exame é sempre tomada pelo médico, em função das características individuais de cada pessoa e das suas queixas ou doenças.

Em regra, pode ser aconselhada realização de uma enteroscopia de duplo balão nos casos de:

– Hemorragia digestiva;

– Diarreia e dor abdominal crónica de causa desconhecida;

– Estenose (estreitamento) do intestino delgado;

– Suspeita de doença de Crohn ou tumores do intestino delgado;

– Avaliação do estômago excluso pela bariátrica

– Extração de corpos estranhos;

– Intervenção terapêutica na sequência de achados de outros exames;

– Esclarecimento de dúvidas surgidas em outros exames.

Tempo de exame

A realização de uma enteroscopia de duplo balão demora, em média, de 60 a 90 minutos. No entanto, pode ser mais demorada, especialmente, se for necessário realizar algum procedimento terapêutico.

Depois de terminado o exame é necessário aguardar algum tempo até que a recuperação esteja completa. Este período deve ser passado em repouso, num local específico para o efeito.

Roberto Barreto é endoscopista e gastroenterologista.

(MidiaNews)