A idosa Rosita Sousa de Oliveira, de 77 anos, deu exemplo de cidadania neste domingo (2), na Escola Estadual André Avelino Ribeiro, em Cuiabá. Por ter problemas de locomoção, ela andava na fila com apoio de uma muleta e uma cadeira, junto com a filha Rosean Glória de Oiveira, 54. A cada passo, levantava e se sentava conforme seguia a fila na seção eleitoral.
Mesmo com dificuldade no trajeto, ela não se intimidou e mostrou aos outros eleitores a importância do cumprimento desse dever.
“Meus filhos me trazem, porque não aguento andar. Isso é um direito e um dever de todo cidadão. Então, enquanto estiver lúcida, eu venho votar. Nunca perdi”, contou.
Idosos acima de 70 anos, conforme a lei, não são mais obrigados a votar. Contudo, a presença deles têm sido frequente nas seções eleitorais mato-grossenses.
“Os novos têm que votar. Eu tenho um neto que vai votar pela primeira vez. Estou bastante feliz”, disse Rosita de Oliveira.
Ao todo, 6.700 eleitores devem passar por esta seção eleitoral. No estado, são cerca de 2,4 milhões aptos a votar neste ano. O pleito segue em horário unificado em todo o país pela primeira vez.
A votação continua até as 16h em todos os colégio eleitorais de Mato Grosso.
Veja vídeo