FRANCISNEY LIBERATO

Quando percebemos nossa condição humana, entendemos melhor os outros e não nos permitimos achar que somos melhores que ninguém.

A empatia é um dos pilares da inteligência emocional, e tem relativa significância quando o assunto é autocontrole. Desenvolver a empatia facilitará o seu treino de controlar a si mesmo.

Sabemos que empatia é colocar-se no lugar de outra pessoa, considerando o seu contexto, o seu momento, a sua história, a sua perspectiva, os seus sentimentos e os seus pontos fortes e fracos.

É perceber as emoções e os sentimentos de outros indivíduos com base em uma análise detalhada, racional e generosa.

O psicólogo estadunidense Carl Rogers escreve sobre a empatia de forma precisa: “Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”.

“O psicólogo estadunidense Carl Rogers escreve sobre a empatia de forma precisa: “Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”

Pela empatia podemos evitar discussões e brigas com colegas do trabalho, escola e familiares. Compreender as diferenças de cada ser humano com quem nos relacionamos nos ajuda a viver melhor.

Utilize a empatia sem criar expectativas e não vise nada em troca. Faça o seu melhor, independentemente se haverá reciprocidade de suas ações.

Perceba que ter empatia requer de nós um exercício constante de decisão consciente, a fim de frear o nosso ímpeto de julgar o outro, uma vez que quando nos colocamos no lugar de alguém a tendência é que mudemos a nossa opinião sobre o outro, sobre um ato decidido pelo outro, ou até de não devolver “na mesma moeda” a ofensa recebida.

Ao invés de explodirmos em determinados momentos tensos e estressantes, podemos aplicar o exercício da empatia, e isso sensibilizará a nossa reação.

Com a empatia evitaremos muitos problemas e desentendimentos com as pessoas que estão ao nosso redor. Treine e pratique a empatia para que o seu autocontrole seja aprimorado, visando a uma vida melhor e mais feliz.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria” e “Discípulos”.

O artigo não reflete necessariamente a opinião do Cuiabano News e é de responsabilidade dos seus autores