O trabalho do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB-MT) recebeu uma honraria em Salvador (BA) pelos serviços na Segurança Pública. A honraria é concedida apenas a delegados, por seus serviços prestados pela segurança pública e profissionais. A comanda nacional, Medalha Senador Romeu Tuma, foi entregue pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol).
“Sempre tive um bom relacionamento com os profissionais da Adepol, que marcam presença firme no Congresso Nacional e com diálogo e trabalho, buscamos melhorar o sistema de segurança, garantir também valorização profissional a quem nos protege diariamente. Foi uma grata surpresa e que me motiva ainda mais, continuar nosso mandato em apoio aos servidores e à classe”, disse o deputado Emanuelzinho.
A defesa para a homenagem ao deputado cita os pontos mais marcantes da atuação de Emanuel Pinheiro Neto em sinergia com a Adepol.
Entre eles quatro emendas na Reforma da Previdência que incluem pensão por morte vitalícia ao cônjuge de policial que falecer em serviço; idade de 55 anos para aposentadoria; sub- relatoria na reforma do Código de Processo Penal; luta contra congelamento de salário de servidores. Ainda recorde de projetos apreciados na Comissão de Segurança Pública
A medalha Senador Delegado Romeu Tuma é uma honraria dedicada aos delegados e que no caso de civis ou representantes políticos, só foi concedida a outros dois parlamentares em toda a história da Adepol, além de Emanuelzinho.
Emanuel Pinheiro Neto foi reeleito para o segundo mandato como deputado federal por Mato Grosso, que entra em vigência em fevereiro de 2023.